Análise: Panasonic Lumix DMC-FH8

Imagem de: Análise: Panasonic Lumix DMC-FH8

A câmera Lumix DMC-FH8, da Panasonic, é uma compacta que possui algumas boas surpresas guardadas no seu corpo pequeno e leve. Ela é uma câmera voltada para o dia a dia, sem grandes pretensões para fotógrafos, porém que pode surpreender por alguns recursos que ficam escondidos nos seus menus.

Ela possui 16,1 MP e grava vídeos em 720p (tamanho considerado HD); possui lentes Leica 24 mm com abertura máxima do diafragma correspondente a F2.5 e zoom óptico (isto é, zoom real feito com a lente) de 5x.

A câmera Lumix DMC-FH8 vem nas cores rosa, roxa, preta e prata. (Fonte da imagem: Divulgação/Panasonic)

Além de todas essas especificações técnicas, um dos seus maiores diferenciais é ter um modo de edição que aplica maquiagem digital em qualquer retrato; isto é, apertando um único botão você ganha uma pele lisinha, blush, batom e sombra.

Será que este milagre tecnológico funciona de verdade? Veja nesta analise o que nós mais gostamos na Panasonic Lumix DMC-FH8 , o que poderia ser melhor e saiba se vale a pena comprar esta câmera.

Aprovado

Design e peso

Se uma câmera é compacta, a ideia principal é que ela seja fácil de ser carregada na bolsa e possa ser levada para qualquer lugar. Na DMC-FH8 isso é uma grande verdade: ela é leve, fácil de carregar e possui uma construção que permite segurar e fotografar usando apenas uma mão.

O design desta câmera conta como um ponto positivo: ela é leve e fácil de segurar (Fonte da imagem: Divulgação/Panasonic)

A traseira e os detalhes de plástico ajudam a diminuir o peso, porém sem perder a qualidade de construção da câmera, algo que é importante, já que dá segurança de que ela não vai se desmontar ou quebrar com qualquer tombo.

Os botões são confortáveis e fáceis de apertar — o anel de configurações poderia ser um pouco maior, mas para o tamanho da câmera está ótimo. A alça para carregar, no entanto, poderia ter um controle que ajustasse-a ao braço; isso não é um problema, mas seria muito bem-vindo.

Qualidade das imagens

Quando se fala de qualidade de imagem, é preciso tomar muito cuidado com as comparações que serão feitas. Ao se falar de uma câmera compacta, não é possível esperar um desempenho igual ao de uma semiprofissional, já que isso não acontece. As imagens não possuem tanta definição e nitidez quanto as de uma máquina dSLR, por exemplo, mas isso é esperado.

As imagens possuem qualidade suficiente para serem compartilhadas na internet e com os amigos. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

A Lumix DMC-FH8 traz 16,1 MP, um valor que indica apenas o tamanho final das suas fotografias. A qualidade das imagens é, efetivamente, medida pela qualidade e tamanho do sensor — por ser uma câmera compacta, já é de se esperar que o seu sensor seja pequeno, mas ele faz um bom trabalho.

Esse tipo de câmera cria imagens ótimas para registrar os momentos de maneira informal. Isto é, se você quer postar fotos nas redes sociais, compartilhar com os amigos pela internet ou mesmo guardar no computador os registros de reuniões e momentos em casa, ela dá conta — poderia até ser melhor, mas é suficiente para o que ela se propõe a fazer.

Preço

Uma câmera digital não é um item realmente barato no Brasil; os custos de importação e impostos acabam fazendo com que estes equipamentos sejam mais caros do que o normal, mas a Lumix DMC-FH8 consegue se manter em uma faixa de preço bastante razoável e acessível.

Por menos de 400 reais (em algumas lojas, por menos até do que 300 reais) é possível levar esta câmera para casa. Por ser um equipamento de uma marca consagrada, a qualidade a longe prazo é praticamente garantida: é possível usar a Lumix DMC-FH8 por muitos anos antes de aposentá-la.

Reprovado

Edição de beleza

Este é um dos diferenciais desta câmera: ela possui um filtro de maquiagem. Isso quer dizer, literalmente, que você aperta um botão e ela aplica pó, blush, batom e sombra automaticamente no rosto da pessoa fotografada, sem que seja preciso fazer nenhuma configuração adicional.

O filtro de maquiagem da Lumix DMC-FH8 deixa bastante a desejar. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

O problema é que, como a imagem acima mostra, nem sempre o resultado é o esperado. Se você precisa de uma imagem em tamanho bem pequeno, talvez seja possível usar este recurso, que fica até razoável na tela da câmera. Mas, para a maior parte dos casos, ele mais atrapalha do que ajuda; os dentes ficam parecendo que estão sujos e a pele ganha um tom pouco natural.

Quem sabe, se ele tivesse uma ferramenta que permitisse escolher a quantidade de filtro e as áreas a serem aplicadas, o recurso seria melhor. Como este não é o caso, é melhor continuar passando a maquiagem de verdade, antes do disparo do que confiar em artifícios tecnológicos.

Acesso aos menus

Uma câmera para o público em geral precisa ser fácil de usar e ter acesso rápido a todas as ferramentas principais. Apesar de a Lumix DMC-FH8 não ser difícil de mexer, ela possui muitos recursos escondidos em menus que não costumam ser acessados.

Por exemplo, com apenas dois toques você pode escolher um modo de disparo automático, mas para ajustar o ISO, o tipo de focagem e o balanço de branco, é preciso entrar no menu de configurações, um local pouco usual para esse tipo de ajuste.

Vale a pena?

Se o que você procura é uma câmera barata para o dia a dia, a Lumix DMC-FH8 pode sim valer a pena. (Fonte da imagem: Divulgação/Panasonic)

A Panasonic Lumix DMC-FH8 é uma câmera simples, ótima para quem quer pagar pouco e poder guardar as suas fotografias no computador com uma qualidade suficiente para postar na internet e registrar os momentos com os amigos.

Ou seja, se você busca uma máquina que permita fotografar e capturar imagens artísticas, ou mesmo para uso semiprofissional, pode ser melhor buscar outras alternativas. A Samsung WB850F, por exemplo, oferece controles manuais por um pouco mais do que o dobro do preço desta, sendo uma melhor alternativa para quem quer mais recursos.

Para o usuário básico, no entanto, ela consegue levar a qualidade dos equipamentos da Panasonic por um preço razoável. Quem sabe, se você puder escolher entre outras marcas e modelos, esta não seria a primeira opção de escolha para uma câmera compacta, mas ela também não chega a decepcionar.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.