Análise: Positivo Ypy S350 Colors [vídeo]

Imagem de: Análise: Positivo Ypy S350 Colors [vídeo]

A Positivo Informática anunciou em 2012 a expansão de sua linha de portáteis, lançando ainda alguns novos tablets e smartphones da linha Ypy. As novidades incluem tanto aparelhos que contemplam consumidores mais exigentes quanto aqueles mais simples (e mais baratos), para quem procura um smartphone básico.

O Tecmundo testou o Ypy S350 Colors, um aparelho que vem para concorrer com Androids mais simples, e você confere agora o resultado da nossa análise.

APROVADO

Tela: espaço suficiente

As 3,5 polegadas oferecidas pelo Ypy S350 Colors parecem ser o suficiente para você fazer o básico em um smartphone. Navegação simples na web, enviar e receber email e usar GPS ou redes sociais, tudo isso pode ser feito sem qualquer prejuízo com este display. A tela é capacitiva, o que garante mais precisão na hora de responder ao toque.

Dois chips

A capacidade de suportar mais de um chip pode parecer completamente inútil para muita gente, mas é essencial para muitas pessoas. Com a facilidade de se adquirir uma nova linha móvel em qualquer operadora, é comum que muita gente aproveite promoções de mais de uma empresa e, logo, precise de um dispositivo dual sim para ter mais praticidade.

(Fonte da imagem: Divulgação/Positivo Informática)

O Ypy S350 Colors trabalha de forma bem competente com dois chips, exibindo informações sobre eles no menu de notificação. Como o aparelho não tem botão físico para realização de chamadas, outro ponto positivo do S350 é exibir dois botões (um para cada chip) no discador do telefone.

Micro SD de 4 GB incluso

O espaço interno para armazenamento de dados deste aparelho é bastante limitado, mas isso não significa que você vai sofrer para armazenar fotos, músicas, vídeos e até mesmo alguns aplicativos. Isso porque o aparelho já leva de fábrica um cartão de memória micro SD de 4 GB, o que garante algum espaço para você guardar bastante coisa.

Tampas coloridas

O design do S350 Colors não deixa a desejar. Ele é anatômico, o que torna mais fácil segurá-lo, não tem botões físicos na base do dispositivo e conta com dois botões laterais bem discretos e funcionais: liga/desliga e controle de volume. Além disso, um dos diferenciais do aparelho é justamente a presença de duas tampas traseiras extras.

(Fonte da imagem: Divulgação/Positivo Informática)

Além da tampa preta, que vem junto do aparelho, a caixa do Ypy S350 Colors conta com outras duas opções, uma cor-de-rosa e outra branca, para que você dê uma cara nova a ele sempre que enjoar de uma cor.

Desempenho

Um aparelho como o Ypy S350 Colors não pode ser comparado com dispositivos de ponta, como os Galaxy S3, HTC One ou iPhone. Ele é básico, mas ainda assim apresenta desempenho e configurações superiores a outros smartphones básicos, como Galaxy Y, Galaxy 5 e LG Optimus Hub. Seu processador Snapdragon de 1 GHz garante uma boa velocidade enquanto você desliza o dedo pela tela.

Conexão direta com desenvolvedores

Um dos pontos mais interessantes dessa nova fase da Positivo Informática é o contato direto com desenvolvedores de aplicativos. Tanto para o Ypy S350 quanto para outros portáteis da companhia, é possível que qualquer pessoa que crie aplicativos possa disponibilizá-los na loja de apps da Positivo.

REPROVADO

Pouco armazenamento interno

Se você quer usar um smartphone apenas para navegar nas redes sociais, mandar emails e outras ações básicas, o S350 Colors pode ser uma boa opção. Mas, mesmo assim, ele esbarra em um problema: o armazenamento interno. Mesmo que você use um cartão de memória, muitos aplicativos só podem ser instalados na memória interna.

Isso significa que limpezas constantes serão necessárias para manter o aparelho funcionado corretamente. Além disso, aplicativos que geram muito arquivos temporários, como aqueles das redes sociais e mapas, também serão os grandes vilões no consumo de espaço interno do aparelho.

(Fonte da imagem: Divulgação/Positivo Informática)

Câmera

Apesar de fotografar a 3 megapixels, a câmera traseira deste dispositivo deixa um pouco a desejar. Ela não conta com flash e também não apresenta controle de foco, apesar de oferecer vários comandos para configuração da captura. Além disso, o dispositivo grava vídeos apenas em VGA (620x480 pixel), ou seja, nada de registros em HD. Enfim, a câmera é um dos principais pontos fracos deste Ypy.

Acabamento

O design do S350 Colors não apresenta grandes problemas, como visto anteriormente em nossa análise. Contudo, o plástico usado tanto na tampa traseira quanto nas laterais do aparelho passam uma ideia de fragilidade, como se ele não fosse resistir à menor das quedas sem quebrar. Esse é o grande problema “visual” do smartphone da Positivo Informática.

Android Gingerbread

Se você quer um aparelho para usar as últimas atualizações do Android, é melhor não comprar um Ypy S350 Colors. Por questões de limitação de hardware, a Positivo Informática não planeja lançar atualizações para versões mais recentes do sistema operacional, ou seja, nada de Jelly Bean para ele.

(Fonte da imagem: Divulgação/Positivo Informática)

VALE A PENA?

Parece que finalmente a Positivo Informática começa a dar passos firmes rumo à consolidação de sua linha de portáteis. Se a receptividade de outros dispositivos não foi tão boa, o Ypy S350 Colors passa pelo teste com uma boa avaliação, claro que sempre levando em conta as limitações do aparelho.

Ele tem um preço não muito agradável (valor sugerido de R$ 499), o que deve deixar muita gente ainda com um pé atrás para investir na marca. Vale lembrar que outros dispositivos semelhantes também custam algo em torno deste valor, o que pode prejudicar as vendas da Positivo.

Mesmo assim, dá para dizer que quem procura um smartphone que oferece o básico, mas garante desempenho razoável, com um bom processador e um visual interessante, pode optar por este modelo.

Apesar de problemas com armazenamento interno, que são quase um padrão para aplicativos desta faixa de preço, com o acabamento em plástico e de ter uma câmera que deixa muito a desejar, o Ypy S350 Colors pode ser muito bem aproveitado por quem cuida bem de seu smartphone e quer um portátil para estar sempre conectado.
co

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.