A moda nerd: roupas inspiradas na cultura geek - volume 2

Imagem de: A moda nerd: roupas inspiradas na cultura geek - volume 2

A moda nerd tem uma diferença essencial para a moda tradicional: as peças de roupa feitas para os geeks possuem quase sempre uma referência a um jogo, livro, filme, seriado ou HQ, e isso faz com que, para entender aquela peça, seja preciso conhecer a sua origem.

Camisetas e outras peças contendo piadas que envolvem situações corriqueiras na vida dos nerds ou mesmo referências à cultura pop estão cada vez mais em alta, e a indústria da moda já se adaptou a este novo cenário, no qual os geeks estão gastando cada vez mais com roupas voltadas especialmente para eles.

Conheça nesta seleção algumas peças de roupa que foram inspiradas no universo geek e que são o sonho de muitas pessoas que amam cultura pop. A maior parte desses modelos está disponível para ser comprada, mas alguns são exclusivos e até futuristas!

Casaco inspirado em Assassin’s Creed

Casacos com inspirações na franquia de jogos Assassin`s Creed. (Fonte da imagem: Reprodução/Insert Coin Clothing e Aoisos)

O game Assassin’s Creed, da Ubisoft, é uma franquia de grande sucesso, contando com vários títulos e até livros inspirados na sua história. Se você é um fã do jogo, já deve ter reparado que os vários assassinos que passam pelas telas são bem estilosos, usando roupas bastante características.

Saindo do jogo direto para o guarda-roupa dos gamers, estão vários moletons e casacos inspirados na franquia; alguns mais simples, apenas com referências que lembram o estilo, e outros com a aparência bem mais sofisticada e semelhante aos usados nas aventuras digitais. A própria Ubisoft possui uma loja com produtos oficiais de Assassin’s Creed, como camisetas, casacos e acessórios.

Camisetas inteligentes

Modelos de camisetas interativas que funcionam de verdade. (Fonte da imagem: Reprodução/Think Geek)

Você já imaginou ser possível tocar bateria ou guitarra usando apenas a sua camiseta? Ou, para quem não vive sem internet, que tal descobrir se você está perto de uma rede WiFi sem precisar de nenhum aparelho, apenas a sua roupa? Se isso parece futurista demais, acredite, essas peças existem e estão à venda.

O site Think Geek, conhecido por ser uma fonte quase inesgotável de produtos para geeks, tem uma linha de camisetas interativas para quem gosta de surpreender. São diversos modelos (que você pode conferir aqui) que funcionam de verdade usando pequenos circuitos removíveis; ou seja, você pode tirar a parte eletrônica e lavar normalmente a sua roupa.

Pijamas para as heroínas nerds

Pijamas com estampas das heroínas da Marvel (Fonte da imagem: Reprodução/Spencer`s)

Existem muitos pijamas com estampas nerds, mas a verdade é que poucos deles conseguem ser tão bonitos e bem desenhados quanto estes, que são perfeitos para as mulheres que gostam de estar sempre prontas para combater o crime, mesmo durante o sono. São conjuntos de duas peças com a estampa de várias personagens da Marvel e da DC.

Você pode ser a mutante Emma Frost, a poderosa Mulher Maravilha, a assassina Viúva Negra, a  superforte Mulher-Hulk e muito mais. Estes e outros pijamas nerds estão disponíveis para compra na loja virtual Spencer`s, que conta também com alguns modelos masculinos e de inverno.

De volta para o futuro

De vez em quando a tecnologia e a moda se esbarram, criando peças únicas e com um ar futurista, como este vestido do vídeo acima, que possui garras que lembram as pernas de uma aranha em movimento. Geralmente, esse tipo de vestimenta não alcança às lojas e é usado apenas como protótipo em eventos relacionados com arte e tecnologia.

Existem muitos exemplos de vestidos e roupas como essas, que são interativos ou criados a partir de materiais inusitados. Alguns exemplos são os modelos da Cute Circuit feitos, muitas vezes, inteiramente de LEDs ou mesmo este moletom, que acende e emite sons quando você abraça alguém com uma peça de roupa similar. Quem sabe um dia esse tipo de vestimenta seja o padrão, porém atualmente eles ainda são exclusivos e indisponíveis para a venda.

Camisetas para os Whovians

Confie em mim, eu sou o Doutor! (Fonte da imagem: Reprodução/Think Geek e Titan Merchandise)

Doctor Who é a série de ficção científica mais antiga da televisão; entre idas e vindas, o Doutor está no ar desde 1963, estando atualmente na sua décima primeira encarnação. Se você gosta deste show e quer mostrar que é um whovian (como são conhecidos os fãs do seriado), pode usar uma das várias camisetas com referências ao show do Time Lord mais conhecido das galáxias.

Muitas lojas virtuais e até a própria BBC possuem uma imensa coleção de modelos, alguns com piadas sobre episódios específicos, outros mostrando a Tardis (a nave do Doutor, que se parece com uma cabine de polícia) e até uma camiseta com o desenho de dois corações, fazendo alusão à anatomia diferenciada deste viajante espacial.

Moletons diferenciados

Existem moletons especiais para todos os tipos de nerds. (Fonte da imagem: Reprodução/Think Geek)

Na primeira edição deste artigo, nós mostramos alguns moletons de super-heróis e personagens do cinema, porém nem só desses temas são feitos os casacos nerds. Muitos fabricantes têm apostado na febre dos zumbis, por exemplo, para criar peças bastante interessantes.

Além dos zumbis e heróis, moletons geeks podem ser menos chamativos; saem as estampas e entram as frases e referências nerds. Um exemplo disso é este modelo, que diz “No, I won’t fix your computer” (“Não, eu não vou consertar o seu computador”), em referência aos pedidos constantes que os amantes da tecnologia recebem nesse sentido.

Vestidos exclusivos

Por vezes, as peças de roupa e acesssórios podem ser confundidas com verdadeiros cosplays. (Fonte da imagem: Reprodução/Spwinkles)

A linha que separa uma roupa com inspirações nerds e um cosplay pode ser muito fina e existem peças que são difíceis de serem classificadas. Um exemplo é o vestido da imagem acima, inspirado no herói da Marvel, o Homem de Ferro. Este modelo é único e feito à mão pela artista Kelsey Michele, além de contar com um colar que completa o visual do reator Stark que Tony traz no peito.

Nem todas as peças feitas à mão e exclusivas se parecem com fantasias, no entanto. O site Etsy traz, por exemplo, vários vestidos feitos artesanalmente e que podem ser usados tranquilamente pelas garotas nerds no dia a dia. Estampas de super-heróis, Star Wars e outras referências pop podem ser encontradas neste site de compras.

O Etsy possui vestidos e roupas nerds para todos os gostos. (Fonte da imagem: Reprodução/Gypsy Junction e ShhhCoultureLatex)

Para os padawans

O que acontece quando um casal nerd tem um filho? As chances de que a criança vista fantasias de super-heróis e camisetas com estampas engraçadas antes mesmo de sair das fraldas é muito grande. Apostando nisso, muitas marcas já têm linhas especiais para os pequenos nerds e os seus pais.

O Think Geek, por exemplo, possui peças especiais para antes mesmo do bebê nascer, como é o caso desta camiseta (imagem abaixo) para as futuras mamães. Para as crianças, que tal uma capa que protege da chuva e ainda ajuda a salvar a cidade do crime? São muitas as opções de peças de roupa, fantasias e acessórios que a moda nerd traz para todos os tipos de pais, mães e filhos.

Roupas para as mamães e os seus filhos nerds (Fonte da imagem: Reprodução/Think Geek)

Universo sempre em expansão

Todas estas peças são apenas uma pequena amostra do que é a moda inspirada no universo e no estilo geek. A verdade é que existem realmente muitas opções para quem quer ficar estiloso e ao mesmo tempo homenagear a sua franquia preferida ou os hábitos de vida de um bom nerd. Se você perdeu o nosso primeiro artigo sobre o tema, corra ver e encontre mais alguns modelos imperdíveis!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.