Como usar FTP online sem precisar instalar programas

Imagem de: Como usar FTP online sem precisar instalar programas

(Fonte da imagem: Reprodução/PCWorld)

É inevitável pensar imediatamente em soluções populares como FileZilla ou LeechFTP quando a conversa é sobre bons clientes de FTP (File Transfer Protocol, ou Protocolo de Transferência de Arquivos). Esse tipo de programa é essencial para quem mexe com desenvolvimento de sites ou hospedagem de documentos em servidores, e é bastante utilizado até mesmo por blogueiros que usam plataformas CMS como Wordpress e Joomla!.

Contudo, nem sempre você está em um computador que possui seu cliente FTP favorito instalado, com suas próprias configurações e interface que você está acostumado. Pior ainda quando você não possui permissão para instalar esse tipo de software na máquina que estiver utilizando.

Nesses casos, a melhor saída é usar um cliente FTP online. Existem dezenas de opções gratuitas e com excelentes recursos. Separamos três excelentes opções para quem deseja parar de depender dos softwares instaláveis – confira suas características e aprenda a utilizá-los.

1) FTP Live

O FTP Live é atualmente o cliente online FTP mais popular da internet. Embora sua interface não seja exatamente a mais atraente já vista em um aplicativo online, o serviço oferece uma série de recursos interessantes e não fica devendo em nenhum ponto para clientes tradicionais de Windows, Mac ou Linux.

Para utilizá-lo, basta acessar o site e inserir os dados de seu servidor logo na página inicial (endereço, nome de usuário e senha), clicando no botão “Launch FTP Browser!” em seguida. Uma nova aba abrirá em seu navegador com todos os arquivos e pastas de seu servidor devidamente listados.

Para enviar novos arquivos, basta utilizar a pequena barra localizada na área inferior da tela. Selecione algum dos comandos do menu flutuante (“Create File” para enviar arquivos, “Create Directory” para gerar uma nova pasta e “Change Directory” para renomear/substituir um diretório existente) e utilize os botões que mudam a cada opção.

Note ainda que é possível editar arquivos de texto e de configuração dentro do próprio FTP Live. Para isto, clique no pequeno ícone de edição (“Edit”) que aparece ao lado de cada arquivo, perto dos botões de exclusão e renomeação, para que o editor de texto simples seja aberto e você possa fazer todas as alterações que forem necessárias. Com tudo pronto, clique em “Save” para salvar as edições e retornar à listagem de documentos e pastas.

Ampliar

O único porém do FTP Live é a impossibilidade de trabalhar com arquivos mais pesados do que 16 MB. Para isto, é preciso pagar por uma assinatura premium, que atualmente está custando US$ 55 por ano.

2) AnyClient Web Edition

Embora também tenha uma versão para desktop, o AnyClient é inegavelmente mais conhecido por seu serviço de FTP online. Ele destaca-se por oferecer um alto nível de segurança – criptografando os dados enviados/recebidos com tecnologia AES-256 e realizando todas as transações em conexão SSL – e suportar os mais variados protocolos, como Amazon S3, FTP/S, SFTP, WebDAV e AFTP.

Para utilizá-lo, é preciso criar uma conta gratuita. Após confirmar seu registro (através de um link que será enviado para seu email), já é possível fazer login e acessar seus servidores informando seus respectivos endereços, nomes de usuário e senhas. O AnyClient roda em Java Runtime, logo, tenha certeza de que este complemento esteja instalado em seu computador.

Se você já estiver acostumado com o FileZilla, não terá quaisquer problemas com o AnyClient. Ambos são visualmente parecidos e possuem basicamente o mesmo esquema de funcionamento: a interface é divida em duas colunas, sendo que na esquerda você tem seus arquivos locais e na direita os diretórios remotos armazenados em seu servidor. Você pode cadastrar seus sites de forma a acessá-los mais rapidamente em futuras ocasiões, algo que poupa bastante o seu tempo.

Ampliar

Diferente do FTP Live, o AnyClient não possui quaisquer limitações acerca do tamanho dos arquivos transferidos, e nem ao menos possui alguma versão paga.

3) net2ftp

Já o net2ftp é bastante semelhante aos gerenciadores FTP presentes dentro dos painéis de controle da maioria dos servidores e serviços de hospedagem atuais (o famoso CPanel). Não é preciso cadastro para utilizá-lo, bastando inserir o endereço do host e a combinação de nome de usuário/senha.

Claramente voltado para usuários avançados e com maiores conhecimentos técnicos, o net2ftp oferece recursos bastante interessantes como compactação/descompactação de arquivos, editor de HTML e PHP (com realce de sintaxes), instalação de softwares famosos (como alguns CMS) e opções de personalização de visual (com várias opções de cores para a interface).

Vale observar que o serviço possui também uma versão para desktop, que é compatível com o sistema operacional Windows e oferece todos os recursos da versão online.

Extra: Online FTP Tester

Uma ferramenta que vale a pena ser citada é a Online FTP Tester. Não se trata de um cliente FTP, e sim de um utilitário para testar a conexão de seu servidor e conferir se ele está em plenas condições de ser acessado através de um programa/serviço de transferência de arquivos.

É bastante útil nas horas em que você quer ter certeza se há algo de errado com o serviço que você está usando ou com o seu servidor em si.

Para usá-lo, só é preciso acessar o site e informar suas credenciais de acesso (endereço do host, nome de usuário e password). O Online FTP Tester irá tentar efetuar o login e fazer testes de funcionamento necessários, além de retornar os resultados do status de seu servidor em poucos segundos.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.