NHK e Globo testarão transmissão 8K durante o carnaval

Imagem de: NHK e Globo testarão transmissão 8K durante o carnaval

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

Já faz algum tempo que a NHK — uma empresa estatal japonesa, responsável por um dos maiores canais de televisão do Japão — está desenvolvendo novas câmeras e equipamentos capazes de gravar vídeos em resoluções altíssimas 8K, com 16 vezes mais nitidez do que as televisões comuns de alta definição (720p). Agora, a tecnologia de captura e transmissão será testada aqui no Brasil.

Isso será possível graças a uma parceria entre a NHK e a Rede Globo de Televisão. O Sambódromo do Rio de Janeiro receberá 17 engenheiros e seis toneladas de materiais que serão utilizados no evento. Ao mesmo tempo, equipes da emissora brasileira irão ser treinadas para compreender o funcionamento dos novos sistemas.

A escolha do carnaval carioca se deu por causa da já constituída parceria entre os dois canais e também pelas imagens que são possíveis no evento. A grande quantidade de cores e formas exibidas na avenida do samba não são conseguidas em muitos lugares. Apesar da gravação em 8K durante o carnaval, dificilmente consigamos assistir a esse conteúdo com sua total resolução ainda nesta década.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.