Área 42: Como construir uma mão mecânica [vídeo]

Imagem de: Área 42: Como construir uma mão mecânica [vídeo]

Você já pensou em construir uma mão mecânica com dedos independentes e que funciona quase como uma mão de verdade? Pois saiba que o processo é trabalhoso, mas não impossível.

Você vai precisar de poucos itens, e a maioria deles é fácil e barata de encontrar.

Vamos à lista de materiais necessários:

Materiais

  • 1 metro de eletroduto corrugado;
  • 2 tubos de PVC 15 milímetros com 4,5 centímetros cada;
  • 2 tubos de PVC 15 milímetros com 9 centímetros cada;
  • 1 tubo de PVC 15 milímetros com 11 centímetros;
  • 1 tubo de PVC 15 milímetros com 20 centímetros;
  • 4 joelhos de PVC 15 milímetros;
  • 1 junção em T de PVC de 15 milímetros;
  • Palitos de sorvete;
  • Barbante;
  • Elásticos;
  • Papel e caneta;
  • Alguns pedaços de fio de cobre (reaproveitado de cabos de rede antigos).

(Fonte da imagem: Tecmundo)

O eletroduto corrugado é comercializado em lojas de materiais de construção. Esse material é utilizado para passar a fiação elétrica no interior das paredes. O seu custo é baixo: alguns modelos saem por cerca de R$ 0,20 o metro. Portanto, compre um pouco mais do que você for utilizar para garantir que não falte material na hora da construção.

O barbante precisa ser daqueles resistentes para aguentar o tranco; ele será o responsável pela movimentação dos dedos. Caso algum pedaço arrebente, será bem difícil substituí-lo.

Preparando o molde e os dedos artificiais

Antes de iniciar a montagem, vamos pegar papel e caneta para desenhar um molde da nossa mão. Também devemos marcar o local onde se encontram as dobras de cada um dos dedos.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Agora, vamos iniciar a preparação dos dedos. Para fazer isso, pegamos o eletroduto corrugado e posicionamos o material sobre o molde. Precisamos cortar cinco partes, cada uma medindo o equivalente à ponta do dedo até o pulso.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Com os cinco pedaços já cortados do tamanho correto, o que precisamos fazer agora é preparar as dobras de cada um dos dedos: para isso, basta fazer um pequeno corte com o estilete exatamente no lugar onde fizemos as marcações no molde. Feito isso, executamos cortes em V em cada um deles. Isso vai fazer com que os dedos dobrem no local e com o formato certo.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Montando a mão mecânica

Com todos os dedos prontos, agora precisamos prender um por um em paralelo no palito de sorvete. Ele vai servir para garantir a estabilidade do conjunto.

Posicionamos o palito um pouco abaixo da primeira dobra do dedo e colamos. Os demais precisam ser colados um ao lado do outro, deixando cerca de meio centímetro de espaço entre cada um deles. O dedão não deve ser colado ainda.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Com os quatro primeiros dedos já colados no palito de sorvete, vamos prender uma fita na parte de trás para unir todos eles no lugar. Feito isso, utilizamos um pouco de cola quente para prender em definitivo a base da mão. Depois, removemos a fita e colamos o dedão sobre os outros, inclinado para fora exatamente como uma mão de verdade.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Preparando os movimentos

Com a mão já preparada, devemos introduzir os fios que vão servir para a execução dos movimentos. Para fazer isso, pegamos um pedaço de barbante e passamos pelo primeiro dedo, até a outra extremidade, deixando uma boa sobra no final. Uma das pontas deve ser amarrada na ponta do dedo, enquanto a outra deverá ficar solta por enquanto.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Repetiremos esse processo para cada um dos cinco dedos.

Preparando a base da mão

Para a base que vai controlar os movimentos dos dedos, vamos utilizar os canos de PVC de 15 milímetros.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

O primeiro passo é pegar a junção em T e fazer um furo na base: é por ali que passaremos os fios de controle mais tarde.

Importante: sempre utilize luvas e equipamentos de proteção quando for manusear ferramentas.

Para unir os tubos, posicionamos as duas partes menores na junção em T e, nelas, dois joelhos. Em seguida, prendemos os dois tubos de 9 centímetros e, para finalizar o cano de 11 centímetros.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Para unir o conjunto à mão, precisamos passar os fios pelo interior do cano de 20 centímetros. Depois disso, é preciso colar essa parte à base da mão. Para fazer isso, vamos utilizar mais um pedaço de palito de sorvete.

Devemos utilizar a peça como ponte para fixar o cano maior na base da mão, bem onde seria o pulso. É importante garantir que sobre um espaço para os fios passarem até a base.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Em seguida, vamos melhorar a flexibilidade dos dedos prendendo alguns elásticos na parte de cima de cada um deles. Essa parte vai servir para garantir que eles voltem ao normal depois e não fiquem flexionados o tempo todo.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Para fazer isso, cortamos o elástico no meio e o prendemos em toda a extensão do dedo, levemente esticado.

Para finalizar, vamos pegar cada um dos fios de controle e dar um nó na ponta de trás, de modo que cada um deles possa ser preso em um dos dedos da sua mão. Dessa forma, será possível controlar o movimento de cada um deles independentemente.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Participe do Área 42

Você gostaria de participar do Área 42? Você pode fazer isso de duas maneiras. A primeira é enviando sugestões e ideias, e a segunda é enviando fotos de projetos que você construiu com o que mostramos aqui. Lembre-se de caprichar nas fotos e enviar junto o seu nome completo, idade e cidade.

Envie um email para: area42@bxk.com.br

Participação da semana

Esta semana nós temos duas participações. A primeira é do Thales Dias, que se interessou pelo suporte para notebook e construiu a sua própria versão.

(Fonte da imagem: Thales Dias)

A segunda participação da semana é do Danrley Chaves, que estuda eletrônica e decidiu construiu o carregador para celular portátil.

(Fonte da imagem: Danrley Chaves)

Não deixe de enviar a sua participação.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.