11 dicas para melhorar as fotos feitas com celular

Imagem de: 11 dicas para melhorar as fotos feitas com celular

(Fonte da imagem: Divulgação/iStockphoto)

A fotografia móvel avançou muito em um curto período de tempo. Temos em nossas mãos (ou nos bolsos) este poderoso dispositivo agora com todas as ferramentas e softwares adicionais necessários para capturar, editar e distribuir nossas imagens de forma extremamente eficiente e flexível.

Esses dispositivos produzem imagens com qualidade o bastante para serem usadas em aplicativos comerciais de banco de imagens, desde que a pessoa que estiver usando o visor conheça os princípios básicos de uma fotografia.

O segredo para tirar grandes fotos melhores com o celular inclui os mesmos princípios básicos adotados para fotografar com uma SLR profissional ou com qualquer outra câmera. Fotografia é fotografia: as ferramentas podem ser diferentes, mas os fatores que tornam uma imagem especial são os mesmos, independentemente da caixa usada para a captura.

Apresentamos algumas dicas para tirar fotos melhores pelo celular. O artigo abaixo foi enviado para o Tecmundo pela assessoria de imprensa da iStockphoto.

1) Conheça o seu equipamento

Entenda como a câmera do seu celular funciona e familiarize-se com suas limitações. Sim, ela tem limitações. Normalmente essas câmeras têm uma velocidade limitada do obturador e abertura fixa, portanto os principais ajustes internos de exposição da câmera são feitos adaptando-se o ISO. A boa notícia é que existem aplicativos para ajudar a lidar (ou a contornar) as limitações da câmera do seu celular.

2) Conheça o seu aplicativo

Os aplicativos corretos podem ajudá-lo a superar as limitações do dispositivo. O Camera+ e o Camera Awesome (somente para iOS) têm ferramentas de grade, níveis, edição de imagens e controles excelentes para exposição e foco. Elas oferecem filtros e interfaces robustos para rapidamente fazer upload e compartilhar suas imagens em sites de mídia social.

Aplicativos de edição, como o Adobe Photoshop Express e o SnapSeed (para iOS e Android) oferecem controle e efeitos fantásticos. O Slow Shutter pode criar efeitos oníricos de longa exposição, como fluxos de água corrente e trilhas de luz ao entardecer, ao mesmo tempo mantendo o alto ruído ISO a um nível mínimo.

Sempre salve suas imagens com a resolução máxima possível e crie cópias antes de aplicar qualquer filtro. Alguns aplicativos não permitem desfazer as ações. Não perca boas fotos ao decidir usar um filtro por impulso.

(Fonte da imagem: Divulgação/iStockphoto)

3) Obtenha a exposição correta

Sua imagem final sempre ficará melhor se você obtiver a exposição interna correta da câmera: isso é fato tanto com uma câmera de celular quanto com uma DSLR. Mesmo usando todos os excelentes aplicativos e filtros de edição disponíveis, os princípios básicos de exposição continuam os mesmos. Acerte a exposição da câmera para poder brincar com isso depois.

Câmeras com sensor pequeno precisam de luz! Use o sol, fique na sombra, use um pedaço de papel para desviar a luz, espere a luz correta, use uma lanterna ou a tela de outro celular como fonte de luz; use o conhecimento que você já tem para obter a melhor luz. Seja paciente. Use o flash da câmera do seu celular como um último recurso: ele é tão ruim quanto o da sua velha Nikon Coolpix — se não for pior.

4. A composição (ainda) domina

Novamente, use o conhecimento e as habilidades que você já possui. As fotos com o celular ficam bem compostas pelos mesmos motivos que quaisquer outras fotos:

  • Obtenha nível, fique de olho nos horizontes e nos verticais (vários aplicativos de câmera têm níveis de horizonte e grades);
  • A regra de terços continua sendo uma regra. Não centralize sempre o assunto;
  • Use curvas e linhas convergentes;
  • Use o espaço positivo e negativo;
  • Conheça suas cores! Use cores complementares. Use padrões de cores e formas para adicionar interesse de composição;
  • Cuidado com os planos de fundo. Postes saindo das cabeças das pessoas ou linhas cortando os corpos podem arruinar as fotos de celular da mesma forma que ocorre com qualquer outra foto;
  • Direcione: não fique esperando a composição perfeita acontecer (ou se conforme com o resultado que conseguir). Movimente objetos e pessoas. Organize seu quadro até ficar satisfeito.

(Fonte da imagem: Divulgação/iStockphoto)

5) Enquadre suas fotos

Use objetos no primeiro plano para enquadrar o assunto principal e conferir profundidade às fotos. Fotografe através de janelas, espelhos e outros objetos — o enquadramento oferece contexto e gera interesse.

(Fonte da imagem: Divulgação/iStockphoto)

6) Mude sua perspectiva

Procure ângulos e perspectivas diferentes para adicionar interesse à sua composição. Não tenha medo de deitar no chão ou de subir em um peitoril para obter uma vista aérea. Sua câmera agora ficou bem menor,  leve-a para passear.

Chegue perto e enfoque os pequenos detalhes ou se afaste e forneça mais contexto e uma melhor sensação panorâmica do lugar. Brinque com os aplicativos: efeitos de inclinação, distorção e foco/desfoque seletivo podem acrescentar uma variedade interessante.

(Fonte da imagem: Divulgação/iStockphoto)

7) Preto e branco

As composições em preto e branco funcionam no celular pelos mesmos motivos que funcionam em outras fotografias:

  • Remover as cores pode adicionar impacto ao purificar a imagem alcançando sua essência;
  • Elimine as cores conflitantes;
  • Aproveite as vantagens da iluminação de fundo e das silhuetas;
  • Use P/B para salvar uma imagem com excesso de ruídos ou subexposta.

Sempre salve o original colorido e reimporte uma cópia de sua versão em preto e branco.

(Fonte da imagem: Divulgação/iStockphoto)

8) Recorte

Às vezes as coisas acontecem muito rápido e você precisa reagir imediatamente para tirar a foto, sem muito tempo para ajustar a composição. Então, tire uma foto maior e depois recorte. A resolução das câmeras de telefone fica cada vez mais alta a cada geração. São muitos pixels, então concentre-se em fotografar usando um aplicativo full-frame, como o Camera+, e depois edite.

Quando você tiver tempo para um ajuste cuidadoso da composição, o recorte correto por alterar ou melhorar o contexto de uma imagem. Experimente recortar um quadrado (como no Hipstamatic ou Instagram) para adicionar foco ao assunto principal.

9) Use e abuse dos acessórios

Se você é louco por tecnologia, o mercado tem gadgets mais do que suficientes para fazer a sua alegria:

  • Compre um pequeno tripé para celular equipado com grampos para uma foto fixa;
  • Há todo o tipo de lentes de encaixe e magnéticas no mercado: olho de peixe, macros, telefotos. Se puder, evite o zoom digital;
  • Economize dinheiro usando criatividade e o que tiver à mão. Tire a foto através da lente ou do viewfinder de sua SLR ou câmera de bolso — ou até mesmo de um par de óculos de leitura.

(Fonte da imagem: Divulgação/iStockphoto)

10) Tire mais fotos (ou seja, dispare à vontade)

A vantagem da fotografia digital é a quantidade ilimitada de filme, além de feedback instantâneo. O lado bom da fotografia digital por celular é que a câmera cabe no bolso. Então fotografe: felizes coincidências e momentos imperdíveis acontecem o tempo todo.

11) Mantenha a mente aberta

Muita gente se anima com as possibilidades oferecidas pela tecnologia móvel. Como ocorre com qualquer nova tecnologia, ainda existem os céticos. Algumas pessoas podem se preparar para a seguinte ladainha:

Sou um profissional e uso equipamento profissional que custou muito caro. Investi um bocado de tempo para dominar o uso desse equipamento e você me diz para largar tudo e usar esses brinquedinhos? Francamente, meu trabalho é coisa séria, por que eu largaria tudo para ficar por aí usando Angry Birds? É brincadeira?!?

Correto, o equipamento no qual você investiu tempo para dominar é um recurso valioso para um fotógrafo profissional. Sua 5dMKII é, na maioria das vezes, a ferramenta perfeita para o trabalho. Mas são seus olhos, sua mente e seu talento que o tornam um profissional, e não o equipamento. O que queremos dizer é: seu dispositivo celular pode ser uma ferramenta de banco de dados de fotos.

Ele não precisa (e não vai!) substituir suas outras ferramentas, mas é mais uma opção. O que estamos dizendo é: brinque, experimente e veja que tipos de imagens essas ferramentas podem produzir. Tire vantagem da intimidade e da espontaneidade do seu dispositivo celular. Divirta-se tirando fotos!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.