Como fazer um podcast

Imagem de: Como fazer um podcast

(Fonte da imagem: iStock)

Podcasts nada mais são do que programas de rádio disponibilizados na internet. Eles podem tratar de qualquer assunto, sempre com dois ou mais participantes, e, em muitos casos, são ouvidos por milhares de pessoas. Se você tem uma opinião que acha que deve ser transmitida para todo mundo, podcasts podem ser uma boa pedida.

Só que existe um problema: muitas vezes, você não sabe como montar um podcast. Pensando nisso, resolvemos criar um pequeno guia que pode dar uma direção na criação do seu programa para internet.

Escolhendo um tema e formato

Antes de realmente começar a gravar o seu podcast, você deve encontrar o formato e tema ideais para o seu programa. Com a popularização do meio na internet, existem diversas pessoas por aí colocando a sua voz na rede para quem quiser ouvir. Isso faz com que a sua ideia talvez não seja tão única quanto você pensava que era.

A melhor maneira de tentar ser original é pesquisar podcasts que falem sobre o mesmo tema que você pretende abordar. Sim, é muito importante que o seu programa tenha certa “linha editorial”, já que, dessa forma, você pode fidelizar um público com mais facilidade, encontrando uma voz só sua.

Uma boa dica para ficar sabendo quais são os podcasts mais famosos da internet nacional é acessar a lista de Podcasts dentro da iTunes Store. Ali, você poderá conhecer quais são os programas mais baixados dentro daquele estilo que você quer seguir. Assim, você pode evitar que o seu podcast seja muito parecido com outro conhecido, não dando brecha para ser chamado de “cópia” e afins.

Reunindo os programas necessários

(Fonte da imagem: iStock)

Agora que você já sabe qual é o estilo que seu podcast terá, chegou a hora de saber como gravá-lo. Existem duas maneiras de se gravar um podcast: com todos os integrantes reunidos em um lugar ou via internet.

Para gravações presenciais

Talvez o equipamento mais precioso que você vai precisar é um microfone de qualidade. Isso não significa que ele precisa ser caro, já que existem opções em conta, mas é importante que ele funcione bem.

Gravação do videocast/podcast do Baixaki Jogos (Fonte da imagem: Reprodução/Baixaki Jogos)

Um bom programa simples para realizar a gravação do áudio do seu podcast é o Audacity. Além de gravar, você ainda pode efetuar a edição do som, mas falaremos disso mais tarde. Para baixar o Audacity, clique no botão abaixo:

Este é um programa relativamente simples de usar, sendo que você não deve ter muitos problemas na hora de utilizá-lo. Existem outros aplicativos que podem ter as mesmas funções que ele, mas nem todos são tão simples.

Para gravações à distância

Caso os integrantes do seu podcast não possam se reunir para a gravação, a solução é gravá-lo pela internet. Como você já deve imaginar, a primeira coisa que você e os parceiros de podcast devem ter é uma conexão razoável e estável. Isso é necessário para evitar quedas e uma qualidade ruim de áudio.

Para efetuar as chamadas, a solução mais comum utilizada pelos podcasters de todo mundo é o Skype. Com o aplicativo da Microsoft, é possível reunir um grande número de pessoas para participar da sua gravação. Vale lembrar que, além da boa conexão de internet, um bom microfone é imprescindível para que o som seja claro para todos os envolvidos.

Para baixar o Skype, clique no botão abaixo:

Só que apenas ter o Skype instalado não vai adiantar para muita coisa. Você vai precisar de um aplicativo que rodará simultaneamente para poder gravar a conversa. Sugerimos o aplicativo MP3 Skype Recorder.

Fácil de configurar e distribuído gratuitamente, o MP3 Skype Recorder conta com a possibilidade de se escolher a qualidade em que a conversa será gravada. Uma dica para ajudar na edição do podcast é configurá-lo para gravar em modo “Joint Stereo”.

Para baixar o MP3 Skype Recorder, clique no botão abaixo:

Edição do podcast

(Fonte da imagem: iStock)

Após a gravação, talvez seja uma boa pedida você nivelar o volume do seu arquivo de áudio antes de editá-lo. Para isso, existem diversos programas que acabam com aqueles momentos em que um participante está falando muito baixo e outro parece estar gritando no microfone.

Um dos programas que sugerimos é o MP3Gain. Ele deixa o seu arquivo com a mesma frequência por toda a sua duração, o que pode ajudar bastante na hora de editar o podcast.

Para baixar o MP3Gain, clique no botão abaixo:

Uma boa alternativa para ele é o The Levelator, um programa muito simples de ser utilizado. O seu único porém é ele trabalhar apenas com arquivos WAV e AIFF. Para baixar o aplicativo, clique no botão:

Existem diversos programas que podem realizar a edição do seu podcast. Alguns, como o Soundforge Pro, da Sony, são pagos, mas bem completos. Caso você se interesse por ele, pode clicar aqui para baixar a sua versão gratuita para testar.

Sugerimos que você utilize o já citado Audacity para realizar a edição do seu podcast. Essa parte é certamente a mais complicada para iniciantes, mas, conforme você for adquirindo experiência, a ação acaba se tornando muito mais mecânica e automática do que você pode imaginar.

Publicação do podcast

(Fonte da imagem: iStock)

Provavelmente, você tem um site ou blog em que gostaria de publicar o seu podcast. Caso você tenha um servidor próprio, poderá hospedar o arquivo editado por lá. Existem diversos serviços de hospedagem pela internet, então você pode buscar um que mais se adapte às suas necessidades.

Depois disso, um bom jeito de divulgar o seu podcast é incluí-lo no iTunes. Para saber como fazer isso, clique aqui para acessar a página de ajuda da Apple.

Vale lembrar que essas dicas são apenas uma forma de você entrar no mundo dos podcasts. Caso você conheça mais aplicativos que possam auxiliar outras pessoas, não se esqueça de deixar registrado nos comentários abaixo.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.