GeForce GK110 pode chegar ao mercado com o nome GeForce Titan

Imagem de: GeForce GK110 pode chegar ao mercado com o nome GeForce Titan

Falha nos drivers da NVIDIA expõem sistemas para ataques de hackers

As especulações sobre a chegada da GeForce GK110 vêm ocupando os fóruns de discussão pelo mundo todo já há algum tempo. Ninguém sabe, ao certo, quando a GPU chega ao mercado ou quais seriam, de fato, os seus recursos. Contudo, uma nova pista trouxe informações muito interessantes.

De acordo com o site Swe Clockers, a placa pode chegar às lojas ainda no primeiro trimestre de 2013. Ou seja, chegaria a tempo de você poder jogar Crysis 3 com ela! Além disso, o produto também deve trazer um novo nome, sendo lançada como GeForce Titan.

Esse movimento seria algo surpreendente, uma vez que a NVIDIA vem, há muito tempo, utilizando a alcunha “GTX” para os seus produtos. Até por isso, o site Guru3D cita que tudo pode se tratar de uma grande confusão. Isso porque alguns dos computadores mais poderosos do mundo – e utilizados para vários testes – contam com nomes desse tipo, como o Cray Titan, por exemplo, que fica no Oak Ridge National Laboratory. Além disso, o nome "Titan" poderia ser, também, apenas o condinome do projeto durante o seu desenvolvimento.

Poderosa

Detalhes sobre o poder da GPU ainda não são pontualmente conhecidos. De acordo com algumas publicações, a GeForce GK110 (ou GeForce Titan) deve trabalhar com um clock de 732 MHz. Apesar de não se saber as dimensões da placa, o chip, em si, teria 7,1 bilhões de transistores em sua construção.

Além disso, ela terá 15 cores SMX e trabalharia com até 2.880 unidades CUDA. Isso, entretanto, também vem sendo discutido, pois a NVIDIA poderia desativar alguns desses recursos para, assim, diminuir o consumo energético da GPU. Dessa forma, o produto final teria “apenas” 2.496 CUDA cores. Ela também deve contar com seis gigabytes de memória GDDR5 trabalhando com um clock de 5,2 GHz.

Como dito acima, a nova GeForce deve chegar ao mercado ainda no primeiro trimestre desse ano, mais precisamente até o final do próximo mês de fevereiro. Especula-se que a GPU pode custar 899 dólares (aproximadamente 1.836 reais no câmbio atual).

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.