Steven Sinofsky opina sobre as tendências apresentadas na CES 2013

Imagem de: Steven Sinofsky opina sobre as tendências apresentadas na CES 2013

(Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)

Principal nome por trás do desenvolvimento do Windows 8, Steven Sinofsky atualmente ocupa um lugar de destaque na indústria da tecnologia. Em uma atualização publicada em seu blog oficial, o executivo fez uma análise dos produtos e tecnologias apresentados durante a CES 2013, que devem definir a maneira como o mercado vai se comportar nos próximos anos.

Segundo Sinofsky, é cada vez mais intensa a atenção que fabricantes estão dando a dispositivos móveis, que ocuparam lugar central na feira. Ele afirma que não só os aparelhos do tipo estão ficando mais poderosos como há um esforço de entregar um design agradável e um acabamento bem feito mesmo em produtos mais baratos.

Além disso, ele vê como positivo o aumento da integração com serviços baseados na nuvem e com redes sociais, que tornam a internet cada vez mais uma parte integrante de nossas vidas. Ele reconhece que isso traz como consequência a existência de diversos pacotes de atualização, algo que, segundo o executivo, pode ser relevado pelas melhorias que essas modificações trazem à experiência de uso dos consumidores.

Tendências em declínio

Sinofsky também aproveitou para comentar as tecnologias que entraram em declínio e que não devem mais ter tanta atenção em um futuro próximo. Destaque deve ser dado para os aparelhos 3D que, embora tenham dominado a CES 2012, eram exibidos em espaços mínimos durante a edição 2013 do evento.

(Fonte da imagem: Reprodução/Learning by Shipping)

Da mesma forma, dispositivos que armazenam dados localmente estão sendo cada vez menos utilizados e perdem espaço para a nuvem rapidamente. O mesmo está acontecendo com aparelhos especializados na reprodução de conteúdos multimídia, cujo espaço está sendo dominado por serviços como o Netflix e o Hulu.

O responsável pelo Windows 8 também não vê com muita animação a existência de dispositivos à prova-d’água, característica que parece não chamar muito a atenção dos consumidores. Ele também observa um declínio no mercado de câmeras fotográficas e filmadoras digitais, que cada vez mais estão perdendo espaço para smartphones poderosos.

(Fonte da imagem: Reprodução/Learning by Shipping)

Para completar, o executivo faz uma pequena seleção dos produtos mais interessantes que ele observou durante a feira, lista que inclui desde televisores 4K até PCs com características diferenciadas. Sinofsky deu destaque especial à presença de fabricantes novas, cujos produtos e ideias chamaram a atenção do executivo da Microsoft.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.