Retrospectiva 2012 [vídeo]

Imagem de: Retrospectiva 2012 [vídeo]

O ano de 2012 está chegando ao fim e, como você já deve ter percebido, o mundo não acabou como muitos previram. Ao longo dos últimos 12 meses, o setor de tecnologia esteve bastante movimentado e, em meio aos milhares de acontecimentos que marcaram o ano, separamos os principais para você relembrar em nossa retrospectiva 2012.

Janeiro

Como já é tradição em todos os anos, o primeiro fato importante na área de tecnologia em 2012 foi a CES, a maior feira de eletrônicos do mundo. Os tablets e TVs de alta resolução foram os grandes destaques do evento, que contou com a cobertura completa do Tecmundo.

(Fonte da imagem: Reprodução/BGR)

Além disso, outro assunto polêmico veio à tona logo no início do ano, com a prisão de Kim Dotcom, o fundador do Megaupload, e o consequente fechamento do site. Enquanto isso, no Brasil, depois de cinco anos de liderança entre as redes sociais, o Orkut perdeu o primeiro lugar para o Facebook.

Fevereiro

Com muitos dos grandes lançamentos e anúncios concentrados no mês de janeiro, o mês de fevereiro acaba ficando com poucas novidades. A principal atração do segundo mês do ano foi a realização do Mobile World Congress, em Barcelona, evento que também contou com a presença da equipe do Tecmundo.

Março

A terceira geração do iPad foi anunciada no mês de março deste ano. Com tela Retina Display, a nova versão do aparelho chegou ao mercado mais leve e mais rápida, ampliando a liderança da empresa da Maçã no mercado de tablets. No mês de março aconteceu ainda a prisão de alguns importantes integrantes do grupo Anonymous, que foram traídos por parte de sua equipe.

Abril

Uma negociação entre duas redes sociais foi o fato mais marcante do mês de abril. O Instagram foi adquirido pelo Facebook pelo impressionante valor de US$ 1 bilhão. E, depois de 14 anos de liderança da Nokia, o mercado de celulares passou a ter um novo líder: a Samsung.

Maio

O grande destaque do mês de maio foi a aguardada chegada do Samsung Galaxy S3. O principal smartphone da empresa sul-coreana, rapidamente se tornou um sucesso de vendas, se colocando entre os produtos mais vendidos do ano. O Facebook também foi notícia no mês graças à abertura recorde de capital na bolsa de valores.

Junho

O mês de junho foi marcado pela realização de dois grandes eventos no mundo da tecnologia. O primeiro deles foi a E3, em Los Angeles, principal feira voltada para o lançamento de games no mundo. Outro evento de destaque foi a Computex 2012, realizada na cidade de Taipei, em Taiwan. O Tecmundo esteve presente nos dois locais, trazendo matérias exclusivas.

Julho

O segundo semestre do ano começou movimentado, com o lançamento do vídeo “Gangnam Style”, do sul-coreano Psy, que se tornaria o mais visto da história do YouTube. A Microsoft repaginou o visual do seu cliente de email, o Hotmail, transformando-o no Outlook.com. Já a Google liberou os primeiros protótipos do Google Glass e lançou a mais nova versão do Android, a Jelly Bean.

Agosto

Depois de muita discussão nos tribunais, a Apple venceu a disputa judicial contra a Samsung. A empresa sul-coreana foi condenada a pagar uma multa de US$ 1 bilhão. Outro fato que mereceu destaque na mídia foi o pouso da sonda Curiosity, em Marte.

Setembro

(Fonte da imagem: Divulgação/Apple)

Depois de muitos rumores, a Apple finalmente revelou as especificações e iniciou as vendas do iPhone 5, a sexta geração do smartphone da companhia. Pela primeira vez houve mudança no tamanho da tela, que passou a ser um pouco maior. Outra importante feira foi realizada em setembro, a IFA 2012.

Outubro

O salto de Felix Baumgartner da estratosfera foi uma das grandes atrações do YouTube no mês de outubro. Na metade do mês a Apple surpreendeu lançando uma atualização do iPad, apenas oito meses depois do lançamento do iPad 3. Além disso, a Maçã trouxe ao mundo o iPad mini, versão mais acessível do tablet.

Quem também dominou as notícias durante todo o mês foi a Microsoft, que liberou uma série de lançamentos para o último trimestre do ano, como o Windows 8, o Windows Phone 8 e o seu primeiro tablet, o Surface RT.

Novembro

(Fonte da imagem: Divulgação/Nintendo)

O penúltimo mês do ano marcou o fim de uma era. A Microsoft anunciou que em breve deverá descontinuar o MSN Messenger. A Nokia trouxe para o mercado o Lumia 920, e a Google lançou em alguns países o smartphone Nexus 4. Por fim, a Nintendo lançou oficialmente o Wii U.

Dezembro

O último mês do ano marcou a chegada da Amazon ao Brasil. Por enquanto, a gigante do comércio eletrônico está vendendo apenas livros digitais, mas a expectativa é que em breve traga mais produtos. Ainda no mundo digital, agora é possível comprar livros e filmes diretamente no Google Play.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.