Encontrado primeiro fóssil de réptil pré-histórico de água doce

Imagem de: Encontrado primeiro fóssil de réptil pré-histórico de água doce

(Fonte da imagem: Reprodução/National Geographic)

Cientistas descobriram, na Hungria, fósseis de 84 milhões de anos e que revelam uma nova espécie bastante surpreendente de “monstro aquático”: trata-se do Pannoniasaurus, que já ganhou o título de primeiro animal dessa espécie a passar toda a vida em rios e lagos de água doce.

Esse réptil pré-histórico faz parte de uma família de animais conhecidos como mosassauros, "monstros" enormes e com características que lembram tanto os crocodilos quanto as baleias, não possuindo o longo pescoço de plesiossauros, por exemplo. E, apesar do nome e do tamanho, vale a pena lembrar que esses animais não estão relacionados aos dinossauros, já que pertencem antes à ordem Squamata (escamados), que abriga serpentes e lagartos.

Os fósseis do Pannoniasaurus foram descobertos junto aos restos de uma mina de carvão no oeste da Hungria, sendo que correspondem a indíviduos que variam de 1 a 4 metros de comprimento. Também foram encontrados registros de animais juvenis, sempre difíceis de serem achados: “Versões jovens ou até mesmo de corpos pequenos de mosassauros são tão raros quanto dentes de galinha”, brincou o coautor da descoberta, Michael Caldwell, em entrevista para a National Geographic.

Além disso, o fato de terem encontrado tantos espécimes de Pannoniasaurus no mesmo local indica que esse era um mosassauro exclusivamente de água doce, e não uma espécie marinha que às vezes se aventurava em rios, como alguns tubarões.

Graças ao tamanho do animal, é fácil estimar que os Pannoniasaurus também eram os principais predadores daquela região, se alimentando de peixes e, talvez, pequenos anfíbios ou lagartos cujos fósseis também foram encontrados naquele local.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.