Chineses divulgam close-up de asteroide gigante

Imagem de: Chineses divulgam close-up de asteroide gigante

(Fonte da imagem: Reprodução/NBCNEWS.com)

De acordo com o pessoal do NBCNEWS.com, a sonda espacial chinesa Chang’e 2 passou bem próximo a um asteroide chamado Toutatis, aproveitando a ocasião para fazer inúmeras fotos do astro bem pertinho.

Segundo a publicação, os chineses afirmam ter “clicado” Toutatis a partir de uma distância de pouco mais de 3 quilômetros, o que torna a agência espacial da China uma das quatro do mundo a ter se aproximado tanto de um asteroide. As demais agências que conseguiram uma proeza semelhante foram a europeia, a japonesa e a NASA.

Reutilização

A sonda espacial chinesa foi lançada em 2010 para realizar uma missão como orbitador lunar, sendo reutilizada para explorar o espaço profundo após a conclusão desse primeiro trabalho. As fotografias foram obtidas no dia 13 de dezembro, quando a Chang’e 2 passou pelo asteroide a uma velocidade de quase 40 mil quilômetros por hora.

O corpo celeste de quase 5 quilômetros de comprimento seria capaz de provocar a extinção da vida na Terra caso ocorresse uma colisão, mas — felizmente — Toutatis passou pelo nosso planeta a uma distância de quase 7 milhões de quilômetros. Confira abaixo o vídeo que a NASA divulgou sobre passagem do asteroide:

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.