Copo e canudos são capazes de indicar a presença de drogas em bebidas

Imagem de: Copo e canudos são capazes de indicar a presença de drogas em bebidas

A mudança de cor do canudo ou copo indica que a bebiba está contaminada. (Fonte da imagem: Gizmag)

De repente você acorda em um lugar desconhecido, escuro. Então, depois de apalpar rapidamente as roupas, percebe que a sua carteira sumiu. E qual é a última memória? Estar conversando em um bar, bebendo um energético. Com certeza você já ouviu falar da droga “Boa Noite, Cinderela”, usada geralmente por criminosos em baladas. Mas, se depender da invenção de um norte-americano, esse tipo de prática está com os dias contados.

DrinkySavvy, criação do estadunidense Mike Abramson, consegue detectar se bebidas foram eventualmente contaminadas com drogas. Com o uso de um copo ou de um canudo plástico, é possível perceber, por meio da mudança de cor dos objetos, se as substâncias GHB, cetamina e Rohypnol (comuns em drogas como a “Boa Noite, Cinderela”) estão ou não presentes na bebida.

A ideia é distribuir copos e canudos em casas de festas. (Fonte da imagem: Gizmag)

Depois de trabalhar com o Dr. John MacDonald, professor do departamento de Química do Instituto Politécnico de Massachussetts, Abramson finalmente pôs fim a um tormento que o assolara há três anos: ele e mais três amigos foram vítimas da ingestão involuntária de entorpecentes.

Custo

Com um investimento de US$ 15 (cerca de 30 reais), será possível produzir 100 canudos ou 50 copos plásticos equipados com a substância de detecção de drogas. A ideia é levar o projeto adiante e distribuir a tecnologia diretamente nos bares e casas noturnas, prevenindo assim a prática ilícita.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.