E se o Papai Noel realmente tivesse que entregar todos os presentes em uma noite só?

Imagem de: E se o Papai Noel realmente tivesse que entregar todos os presentes em uma noite só?

(Fonte da imagem: Thinkstock)

Você já parou para pensar em quanto tempo o Papai Noel demoraria em entregar todos os presentes em uma única noite, se isso realmente fosse possível? De acordo com o professor de engenharia mecânica e aeroespacial Larry Silverberg da Universidade Estadual da Carolina do Norte, aproximadamente seis meses natalinos!

Segundo o site POPSCI, Silverberg apresentou essa complicada — e importante — questão aos seus alunos, que estabeleceram alguns números para poder solucionar o problema. Vamos aos cálculos, então: parte-se do pressuposto que o Papai Noel precisa entregar presentes para cerca de 200 milhões de crianças, que vivem em casas distribuídas em uma área de aproximadamente 518 milhões de quilômetros quadrados.

Cálculos natalinos

Considerando que cada casa conta com uma média de 2,67 crianças, isso significa que o velhinho precisará visitar cerca de 75 milhões de residências. A distância média entre cada domicílio é de 2,6 quilômetros, assim, Noel terá que percorrer mais de 196 milhões de quilômetros em 24 horas. Porém, para que isso fosse possível, o trenó teria que viajar a uma velocidade média de 8.180.297 quilômetros por hora!

(Fonte da imagem: Thinkstock)

Mas pense na situação: não é muito seguro que um velhinho gorducho viaje a uma velocidade dessas, ainda mais levando algumas renas e elfos de carona, não é mesmo? Portanto, os alunos de Silverberg propuseram um cenário um pouco mais realista, baseado na Teoria da Relatividade.

"Tempo natalino"

Os estudantes sugeriram que o Papai Noel tirasse proveito da Teoria da Relatividade e esticasse o tempo como se fosse um elástico. Dessa forma, o bom velhinho teria meses para entregar todos os brinquedos, enquanto que para nós, teriam se passado apenas alguns minutos.

Agora, se o velhinho decidisse desenvolver um sistema de entregas baseado na Teoria da Relatividade, usando 750 trenós em vez de apenas um, o trabalho poderia ser concluído em apenas 24 horas natalinas — equivalentes a 5 minutos terrestres — e a uma velocidade muito mais segura para a gangue do Noel, ou seja, a apenas 130 quilômetros por hora. Nada que um par de jatos acoplados nas laterais dos trenós não resolvam!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.