Papa Bento XVI posta seu primeiro tweet

Imagem de: Papa Bento XVI posta seu primeiro tweet

(Fonte da imagem: Reprodução/Twitter)

O Papa Bento XVI acaba de inaugurar a sua própria conta no Twitter. Munido de um iPad, o sumo-pontífice passou a uma legião de seguidores as primeiras “bênçãos digitais” via @Pontifex — conforme havia sido prometido anteriormente. A primeira mensagem particular de Bento XVI foi enviada para mais de 675 mil seguidores em territórios de língua inglesa, trazendo o seguinte texto (em tradução livre para o português):

“Caros amigos, eu tenho o prazer de entrar em contato com vocês através do Twitter. Obrigado por suas generosas respostas. Eu os abençoo a todos de coração” (Papa Bento XVI)

A mensagem do Papa representa uma tentativa acentuada da Igreja Católica de se aproximar de fiéis um tanto mais jovens — do tipo que passa boa parte do dia em ambientes online (o que normalmente não se resume ao site oficial da Santa Sé). Embora o próprio Vaticano já possua há algum tempo contas no Twitter, no Facebook e no YouTube, trata-se da primeira vez que o pontífice emite uma mensagem de uma conta particular.

Você dificilmente será seguido pelo Papa

Mas vale esclarecer: embora a primeira mensagem tenha sido emitida diretamente da cúpula da igreja, tweets futuros devem ser enviados por auxiliares — devendo consistir, normalmente, de trechos de sermões de Bento XVI. Além disso, a conta também deve ser utilizada para responder a perguntas de #askpontifex.

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

Por fim, é bom não alimentar muitas esperanças sobre ser seguido pelo Papa no Twitter. Em comunicado oficial, o Vaticano afirmou: “Ele não seguirá ninguém por enquanto... Ele apenas será seguido”.

O Twitter oficial do Papa Bento XVI (@Pontifex) possui atualmente oito contas diferentes, contemplando oito linguagens distintas.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.