Lua tem crosta mais fina e menos densa do que pensávamos

Imagem de: Lua tem crosta mais fina e menos densa do que pensávamos

A NASA divulgou recentemente o mapa mais preciso que alguém já fez sobre o campo gravitacional da Lua. Mais do que isso, o documento divulgado é o mais detalhado que a humanidade já fez de qualquer corpo do Sistema Solar, incluindo a própria Terra. Com base nos dados levantados pela equipe, foram estimadas informações mais apuradas sobre o nosso satélite natural e que, de alguma forma, contradizem o conhecimento geral até então.

Para começar, a crosta lunar é cerca de 20 quilômetros mais fina do que foi estipulado durante a era das missões Apollo, tendo de 34 km a 43 km de espessura. Além disso, a densidade da crosta também é bem menor do que imaginávamo, o que leva a crer que a Lua possui a mesma composição da Terra. Isso ajuda a sustentar ainda mais as teorias científicas que afirmam que Lua e Terra possuem uma origem comum e que o satélite natural se formou depois de um impacto ocorrido em nosso planeta a 4,5 bilhões de anos atrás.

(Fonte da imagem: Reprodução/NASA)

O mapa também revela a presença de diques formados por linhas finas de magma solidificado ao lado da concentração de massas circulares, os quais podem ser encarados como verdadeiras assinaturas de impactos antigos. Os resultados foram anunciados em São Francisco, durante a conferência da União de Geofísica dos Estados Unidos, junto com um artigo científico publicado na revista Nature.

Os dados utilizados na pesquisa foram coletados pelas espaçonaves Ebb e Flow, que perseguem uma a outra ao redor da Lua desde o início de 2012 enquanto trocam sinais de rádio. Assim, variações nas posições relativas das naves são usadas para calcular as pequenas acelerações e desacelerações causadas pelo campo gravitacional da Lua.

(Fonte da imagem: Reprodução/NASA)

A equipe ainda publicará a análise mais ambiciosa do projeto e que diz respeito à estrutura interna da Lua, incluindo seu núcleo. Atualmente, as sondas Ebb e Flow orbitam a uma altura de apenas 23 km acima da superfície da Lua e devem se chocar contra o satélite até o dia 17 de dezembro, quando a missão chegará ao fim.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.