Como trocar um leitor de Blu-ray estragado do PlayStation 3 [vídeo]

Imagem de: Como trocar um leitor de Blu-ray estragado do PlayStation 3 [vídeo]

O PlayStation 3 utiliza o Blu-ray como mídia para armazenar os games. Como todos os leitores ópticos, ele pode enfrentar desgaste depois de algum tempo e deixar de ler os discos. Para resolver esse problema, é preciso substituir o drive Blu-ray inteiro ou, como vamos mostrar neste guia, somente o mecanismo óptico.

O procedimento aparenta ser complexo, mas é mais simples do que parece. Em poucos passos, você poderá ter o seu console danificado lendo os discos novamente. Nós vamos trabalhar com o primeiro modelo do PlayStation 3, que, por ser mais antigo, tende a apresentar esse problema com mais frequência.

É importante notar que o console funciona normalmente, sendo que todas as suas funções estão intactas. A única questão é que ao inserirmos uma mídia no drive nada acontece, pois ele não reconhece nenhum disco, não importa se é de jogo ou filme.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Caso o aparelho esteja apresentando outros defeitos, como o famoso “LED amarelo da morte”, o ideal é procurar um técnico profissional, pois a solução é um pouco mais difícil.

Pré-requisitos

  • Um PlayStation 3 com um leitor danificado;
  • Um mecanismo óptico novo;
  • Ferramentas de precisão.

O leitor óptico pode ser adquirido facilmente pela internet. Enquanto o valor de um drive inteiro fica na faixa dos US$ 100, o mecanismo de leitura pode ser encontrado pela metade do preço, o que é um ótimo negócio.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Ao contrário do Wii, que utiliza parafusos exclusivos e que precisam de ferramentas especiais para serem removidos, o PlayStation 3 trabalha com parafusos comuns, o que facilita o trabalho na hora de escolher as ferramentas.

Escolhendo a lente correta para o seu aparelho

Antes de adquirir a nova lente para o seu PlayStation 3, é preciso saber qual o modelo correto, caso contrário, o conjunto não vai funcionar. Veja na tabela abaixo, o código do console — que pode ser visto na parte de baixo do aparelho — e o modelo de lente que deve ser escolhido.

Desmontando o console

Na lateral do PS3, podemos ver uma etiqueta de garantia da Sony que precisa ser removida. Embaixo dela temos uma tampa de borracha que também deve ser retirada — isso pode ser feito facilmente com uma chave de fenda ou uma pinça.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Logo abaixo da proteção de borracha está um parafuso que pode ser removido com uma chave torx. Feito isso, basta deslizar a tampa para a esquerda e soltá-la facilmente.

Na parte interna, temos mais sete parafusos que podem ser removidos com uma chave Philips comum.

Note que um deles é mais curto que os outros e que sua identificação pode ser feita pela letra S ao lado.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Para levantar a tampa, precisamos soltar as travas que ficam na parte de trás. Pressionamos com a chave de fenda enquanto puxamos a tampa para cima. Existe uma última trava bem no centro dela que deve ser solta do mesmo modo.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Depois disso, pressionamos a tampa na parte de trás e levantamos a peça para frente.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Removendo o drive

O drive Blu-ray não possui nenhum parafuso específico que o deixe preso no lugar. Portanto, tenha calma na hora de removê-lo para não arrancar os cabos de dados conectados a ele.

O primeiro cabo a ser removido fica na parte lateral: basta puxar com calma e soltá-lo. Depois, levantamos o drive para a direita e, embaixo dele, removemos o cabo flat.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Basta erguer a trava que segura o conector, e o cabo deve se soltar facilmente. Feito isso, o drive pode ser retirado com tranquilidade.

Desmontando o leitor óptico

Com o drive posicionado para cima, precisamos remover todos os parafusos que prendem a placa lógica dele.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Depois, vamos soltar os quatro cabos flat presos a ela. Para fazer isso, basta levantar a trava que os segura no lugar. Em seguida, a placa pode ser removida, com muito cuidado.

Importante: embaixo do cabo flat conectado à lateral da placa, existe um conector com dois fios, sendo um vermelho e um preto. O conjunto é muito delicado e exige cuidado na hora de ser removido.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Ainda na parte de baixo do drive, existem mais dois parafusos que precisam ser removidos para que o componente possa ser aberto definitivamente. Com o drive em mãos, retiramos a parte metálica maior que o recobre e, logo depois, a tampa menor que é encaixada na parte de trás.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

A parte interna também precisa ser desmontada para que tenhamos acesso à lente.

Vamos começar removendo os parafusos: são cinco ao todo, sendo dois de cada lado e um na parte de trás. Também há uma etiqueta na lateral que segura um par de fios e deve ser removida.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

O mecanismo superior possui uma peça redonda que deve ser retirada antes de você continuar. Ela não é presa por nada, basta removê-la.

A parte da lente é presa por 4 parafusos grandes, um em cada extremidade. Depois de soltar os parafusos, é preciso remover os dois cabos flat presos ao conjunto. Existe um no centro e um na parte de trás.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Substituindo o leitor danificado

Depois de remover o leitor danificado, vamos conectar o novo. Prendemos os cabos flat conforme o removemos antes, prendemos os quatro parafusos grandes e fixamos a peça no lugar.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Caso o leitor não tenha os quatro suportes de borracha que ficam junto com os parafusos, remova aqueles encontrados no leitor antigo e prenda-os no novo.

Depois, posicionamos a tampa interna e prendemos novamente os cinco parafusos que a mantêm no lugar.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Agora, vamos prender novamente o drive dentro da carcaça metálica. Primeiro prendemos a tampa menor e, em seguida, posicionamos o conjunto inteiro dentro da parte metálica maior. Para finalizar, recolocamos os dois parafusos removidos anteriormente.

A última parte é a recolocação da placa lógica do drive. Vamos posicioná-la com cuidado e conectar o par de fios que fica na lateral. Depois, posicionamos a placa no lugar, prendemos os parafusos e fixamos todos os cabos flat removidos anteriormente.

Remontando o console

Agora precisamos remontar o console. Antes de tudo, devemos fixar o drive óptico em seu lugar de origem e recolocar o cabo flat. Em seguida, prendemos o cabo que fica na lateral e acertamos o posicionamento da peça.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Depois, precisamos recolocar a tampa encaixando primeiro a parte da frente. Deitamos a peça sobre o console e, com um pouco de pressão, os encaixes devem se prender. Para finalizar, recolocamos todos os parafusos.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

O último passo da montagem é a recolocação da tampa. Encaixamos, apertamos o parafuso lateral e pronto.

Agora é o momento que interessa: será que o PlayStation 3 vai conseguir reconhecer os jogos?

(Fonte da imagem: Tecmundo)

No primeiro teste já obtivemos sucesso. O console reconheceu o jogo e executou todos os comandos com perfeição. O nosso video game está salvo e ainda economizamos o dinheiro do conserto.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.