Hackers causam problemas para Google, Microsoft e PayPal na Romênia

Imagem de: Hackers causam problemas para Google, Microsoft e PayPal na Romênia

(Fonte da imagem: Reprodução/Softpedia)

Já imaginou como seria bizarro acessar o Google em seu navegador e se deparar com um site completamente diferente? Isso foi o que aconteceu, ontem, com muitos romenos que tentaram acessar o buscador da Google, o site da Microsoft e a página do PayPal.

Conforme notícia do site Softpedia, essas e diversas outras páginas com menor volume de acesso foram vítimas de ataques. A confirmação veio logo em seguida pelo blog Securelist, o qual é administrado pela equipe do Kaspersky.

Segundo as informações, um hacker teria conseguido “envenenar” os dois principais DNS da Google (que atendem pelos IPs 8.8.8.8 e 8.8.4.4) e o RoTLD — principal servidor de domínios da Romênia. Através de alterações nas configurações dos servidores, os criminosos levaram os internautas a uma página fraudulenta quando as vítimas acessavam diversos sites.

Regularização parcial da situação

Ainda ontem, o Securelist divulgou uma nota de atualização relatando que o domínio Google.ro teria sido normalizado. Ao que tudo indica, a própria Google deve ter feito reparos em seus DNS para que o hacker não tivesse como sobrepor as configurações.

(Fonte da imagem: Reprodução/Securelist)

Apesar disso, o principal servidor da Romênia ainda apresenta problemas e alguns servidores das operadoras de telefonia também estão se comportando de forma irregular. Confira os sites que ainda apresentam problema:

  • yahoo.ro
  • microsoft.ro
  • paypal.ro
  • kaspersky.ro
  • windows.ro
  • hotmail.ro
Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.