Veleiro bate recorde mundial de velocidade [vídeo]

Imagem de: Veleiro bate recorde mundial de velocidade [vídeo]

De acordo com uma notícia publicada pelo site The Register, uma equipe anglo-australiana quebrou o recorde mundial de velocidade ao alcançar 100,1 quilômetros por hora em um percurso de 500 metros com o veleiro Sailrocket 2, feito inédito para embarcações desse tipo.

Segundo a publicação, o barco conta com uma vela assimétrica superleve feita de fibra de carbono, capaz de capturar o vento produzido pela velocidade da própria embarcação para amplificar a intensidade das rajadas até que o veleiro pare, seja devido ao atrito com a água ou graças a alguma alteração nas condições climatológicas.

Voo sobre as águas

O recorde anterior pertencia a praticantes de kitesurfing, que utilizam um equipamento muito menor e mais leve, sendo que o esporte conta com uma superfície de atrito com a água bastante menor do que um veleiro.

Apesar da façanha, a equipe responsável pelo Sailrocket 2 divulgou que já quebrou o próprio recorde, alcançando uma velocidade máxima de 120 quilômetros por hora no mesmo percurso de 500 metros. Contudo, a nova marca ainda não é oficial, pois precisa ser validada pela World Sailing Speed Record Council.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.