Windows 8: como criar um ícone para seu site que possa ser fixado na tela inicial

Imagem de: Windows 8: como criar um ícone para seu site que possa ser fixado na tela inicial

Criando um tile personalizado (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O Windows 8 trouxe uma nova maneira para as pessoas acessarem itens como programas instalados no computador e sites presentes na internet. Para quem oferece aplicações e serviços na internet, pode ser interessante auxiliar quem gostaria de fixar o seu site na tela inicial do Windows 8, por exemplo.

Porém, para isso, é necessário montar um tile nos padrões da nova tela de forma a deixar os resultados melhores e o procedimento mais fácil de ser realizado. Se você quer aprender a montar um quadradinho e disponibilizá-lo para quem acessa o seu site, pode aprender como fazer isso lendo o tutorial abaixo.

Vale apenas lembrar que esta é uma dica para quem tem um site, de forma a disponibilizar um tile para ser fixado na tela inicial do Windows 8. Ele não é para criar um atalho diretamente no computador.

Pré-requisitos:

Clique para acessar o Build My Pinned Site

Conheça o serviço

O Build My Pinned Site é um serviço online que o ajuda a incorporar em seu site todas as funções que podem ser fixadas na Barra de tarefas do Windows 7 e Windows 8. No caso da última versão, há também a possibilidade de criar tiles que estejam no formato correto para serem fixados na tela inicial do SO.

Assim, as pessoas podem ter o acesso facilitado a algumas ferramentas que, mesmo disponíveis em sua página na internet, estão um pouco mais ocultas.

Criando o tile

Após acessar o Build My Pinned Site, entre na alternativa “See your site in Windows 8”. Ali, no campo “Site URL”, você deve digitar o endereço da página para a qual você quer criar o ícone.

Iniciando o processo (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Em seguida, caso deseje pré-visualizar como será o ícone do seu tile, clique na opção “Show me!” para que os resultados sejam exibidos na lateral direita da tela.

Pré-visualizando o ícone (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Para prosseguir, clique na alternativa “Build your own pinned site”. Nela, você pode fazer o upload de uma imagem (em “Upload an image”), mudar o título do tile (digitando livremente o novo nome no campo “Title”) e escolher uma cor para o fundo do quadradinho (inserindo o código dela em “Background color” ou utilizando a paleta de cores presente na opção).

Personalizando o tile (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

À medida que você preenche as opções, você pode pré-visualizar as alterações em tempo real na tela presente na lateral direita do serviço.

Visualizando (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Para concluir, entre em “Get the Code!” e clique em “Download the image”. Em seguida, faça o upload do arquivo para o site de hospedagem utilizado para o seu site. Feito isso, copie o código exibido na tela e o cole na tag "" da sua página. Caso você faça uso do WordPress, pode carregar a imagem para o diretório de root e adicionar o quadradinho no arquivo “header.php”.

Concluindo o processo (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Prontinho, feito isso o seu site já possui um tile preparado para as pessoas fixarem na tela inicial do Windows 8.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.