Pesquisadores mostram o radar em chip com 8 milímetros

Imagem de: Pesquisadores mostram o radar em chip com 8 milímetros

(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmag)

Uma equipe de pesquisas de Frankfurt anunciou a criação de um chip de radar menor que uma moeda. O dispositivo pode servir como link de comunicação de alta frequência e pode ser aplicado a sistemas industriais, automotivos, robóticos e até mesmo em smartphones.

Segundo o Gizmag, esse é o menor chip já desenvolvido com base em silício, além de ter um custo baixíssimo de produção. O chip mede cerca de 8x8 mm, opera a 120 GHz e já é capaz de calcular a distância de um objeto a mais de três metros de distância com uma precisão de apenas 1 mm. Além disso, o chip consegue detectar objetos em movimento, identificando sua velocidade.

A expectativa é que, sendo produzido em massa, o aparelho tenha um custo de apenas US$ 1,29 por unidade, abrindo possibilidades infinitas para a implementação em diversas áreas. Com um custo tão baixo, o radar poderia ser aplicado até mesmo no controle automático de portas.

O chip é resultado de mais de três anos de pesquisa, em um total de nove anos de parcerias entre empresas e universidades europeias. O projeto já recebeu mais de US$ 3,9 milhões e já chamou a atenção de empresas como a Bosch e Silicon Radar, que poderão ser as primeiras a aplicar o sistema comercialmente.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.