Análise: Samsung WB850F

Imagem de: Análise: Samsung WB850F

A Samsumg WB850F é uma câmera compacta para quem gosta de ter opções bastante completas à mão. Ela filma em Full HD, possui efeitos e filtros instantâneos, pode ser conectada ao computador, ao smartphone ou mesmo a uma televisão sem usar cabos e, o melhor de tudo, permite que você compartilhe as suas imagens no Facebook rapidamente!

Uma compacta com funções manuais e gravação em Full HD. (Fonte da imagem: Reprodução/Samsung)

A câmera é bastante sofisticada para ser uma compacta e conta com a qualidade indiscutível da Samsung, o que faz com que valha a pena dar uma olhada mais profunda para ver o que realmente chama a atenção nesse aparelho.

Confira na análise a seguir os pontos que nós mais curtimos na Samsung WB850F, o que poderia ser melhor e em quais situações vale a pena investir e comprar esta câmera, que, apesar de compacta, possui recursos bastante interessantes.

Aprovado

Qualidade das imagens

Quando se fala de qualidade de imagem é preciso levar em conta o tipo de câmera, já que não é possível comparar uma compacta com uma profissional. Portanto, não espere que a WB850F tenha o mesmo desempenho e resultado do que uma dSLR, por exemplo, por que isso não acontece.

A qualidade das imagens tiradas com a Samsung WB850F é ótima. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Porém, para uma compacta, a WB850F é realmente muito boa, conseguindo capturar fotografias excelentes. As cores e a nitidez da imagem — dois pontos que pesam bastante para ver se a máquina consegue entregar resultados de qualidade — passaram com louvor no nosso teste!

O que isso quer dizer? Se você for comparar as imagens com fotografias feitas com outras câmeras na mesma faixa de preço, ou mesmo com fotos feitas com um celular, a Samsung WB850F vai apresentar resultados melhores do que a maior parte delas.

Controles manuais

Em uma câmera deste porte, não é possível esperar controles manuais realmente interessantes, porém a WB850F surpreende e traz possibilidades incríveis de configurações, como o obturador, diafragma e foco, algo que é relativamente raro em uma compacta.

Controles manuais em uma câmera compacta. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Para quem gosta de controlar exatamente como a foto vai ficar, essa é uma ótima opção. Alguns detalhes, como a ausência de um fotômetro para os ajustes manuais, poderiam ser melhores, porém essa câmera já ganha pontos extras simplesmente por permitir esse tipo de configuração.

Conectividade social

Esse ponto conta bastante: a WB850F é totalmente adaptada para ser uma câmera express. Isto é, você não precisa de outros aparelhos para conseguir editar e compartilhar a sua fotografia; basta ter uma conexão Wi-Fi e é possível enviar fotos e vídeos para o Facebook, YouTube, email, Picassa, Photobucket e para o SkyDrive.

Edite e compartilhe as fotografias sem o auxílio de outro aparelho. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Por não possuir uma tela de toque, pode ser demorado para digitar o login, a senha e os comentários para as fotos, mas isso não chega a ser um problema real, já que a praticidade de não precisar usar outro equipamento para postar a sua foto na internet compensa isso. Não é possível visualizar o resultado ou mesmo apagar a foto pela câmera, apenas enviar.

Conexão rápida sem fio

Se você quiser ter mais opções ainda para a sua câmera, que tal controlá-la pelo smartphone? Ou, se o objetivo for mostrar as imagens em tamanho grande, por que não mostrá-las na TV? Tudo isso a WB850F faz sem utilizar cabos, basta que os aparelhos estejam conectados à mesma rede.

Opções para conexão sem fio e compartilhamento na internet. (Fonte da imagem: Reprodução/Samsung)

Para o smartphone, a fabricante desenvolveu dois aplicativos, disponíveis para o Android e iOS, o MobileLink, que permite o envio das fotos para o celular e o Remote Viewfinder, que permite que você controle a câmera de longe, usando o telefone ou tablet. Certamente essa é uma grande vantagem para quem gosta de manter os aparelhos sempre conectados com a menor quantidade de fios possível.

Filtros integrados

A WB850F possui filtros de alta qualidade integrados à câmera. Isso quer dizer que você pode bater a sua fotografia já com um dos diversos efeitos e compartilhar rapidamente nas redes sociais, sem precisar de outros aparelhos para editar e enviar.

Os filtros podem ser artísticos, como o efeito de desenho e pintura, ou podem ser mais práticos. Por exemplo, no modo pôr do sol, a câmera ajusta as cores para que a fotografia fique com tons mais quentes e, consequentemente, fique mais bonita.

Imagens tiradas e editadas na própria câmera. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Os efeitos podem ser aplicados na hora da captura ou posteriormente, em um editor integrado. Não é uma edição completa, porém dá para deixar a fotografia mais bonita antes mesmo dela sair da câmera para ser compartilhada.

Carregador integrado

Essa vantagem pode parecer pequena, mas é bem importante hoje em dia. A bateria não é carregada de maneira externa, você pode conectar um cabo USB na câmera para fazer isso. A melhor parte é que, se você já possui um aparelho móvel da Samsung, não precisa usar dois carregadores: a entrada é compatível com todos os gadgets da marca e você só precisa levar um cabo dentro da bolsa.

Reprovado

Peso

Câmeras compactas como essa são ótimas para quem quer substituir o peso de levar uma máquina profissional na bolsa, porém a WB850F não ajuda muito nesse sentido, já que ela é realmente pesada para o seu tamanho.

O corpo dela é bastante resistente, porém isso acaba pesando, literalmente, na sua bolsa: são quase 250 g para uma máquina do tamanho da mão. Se o seu corpo fosse de um material plástico, esse problema poderia ser evitado, ou pelo menos minimizado.

Detalhes de design

Não é só o peso que incomoda na WB850F, alguns detalhes do design foram pensados levando em conta a aparência, mas não são muito práticos na hora de usar. Um exemplo disso é o botão para iniciar um novo vídeo, que é separado do dispositivo para fotos.

Isso é ótimo, já que é possível bater uma foto enquanto filma, mas para iniciar o vídeo você precisa apertar um botão bastante desconfortável. Ele é muito pequeno e possui uma parte móvel por fora que é mais alta que ele. O resultado? É preciso um dedo bem pequeno para clicar ali.

Alguns detalhes do design são mais bonitos do que práticos. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Outro problema é o anel por fora do círculo de configurações (imagem acima). Por ser giratório, ele ajuda na escolha das opções mais rapidamente, porém o seu design é totalmente desconfortável e, dependendo da posição, pode até machucar o dedo. Os botões internos também sofrem: ficaram tão pequenos que é difícil apertá-los corretamente.

Dois aplicativos diferentes

As duas funções de conectividade com o smartphone são interessantes, porém o que não é legal é ter que instalar dois aplicativos distintos no celular para ter acesso a isso. Quem tem um aparelho com pouco espaço interno pode ter problemas e seria muito melhor se estes dois programinhas fossem juntados em um só.

Vale a pena?

A resposta para essa pergunta depende de quanto você quer pagar, já que essa câmera não é realmente muito barata aqui no Brasil, custando, em média, um pouco mais do que 1000 reais. Se você já possui uma dSLR e quer uma compacta para levar na bolsa, mas sem perder as funções manuais, essa máquina é perfeita; ela pode não ser muito leve, mas é bem mais prática de carregar.

Quem está procurando uma compacta boa, porém não usa realmente os controles manuais e não precisa de uma câmera que filme em Full HD, pode escolher modelos mais baratos e igualmente bons, como a Samsung ST200F, que é menorzinha, possui as mesmas funções sociais e ainda sai pela metade do preço.

Se o preço não é um fator de decisão, tenha em mente que essa câmera é muito boa e realmente vale a pena ser comprada, já que é uma opção prática e ao mesmo tempo completa para quem quer dar um passinho a mais no caminho da fotografia profissional.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.