Netflix vai mudar sistema de classificação de estrelas por modelo de curtir/não curtir

  • por Guilherme Haas em 16/03/2017 - 19:33

A partir das próximas semanas, os assinantes da Netflix vão começar a ver a substituição do modelo de classificação de títulos na plataforma de streaming.

Isso porque, após um ano de experimentações e testes com alguns usuários, a companhia decidiu trocar o sistema de avaliação atual – em que os assinantes podiam classificar os títulos entre 1 a 5 estrelas – por um modelo mais simples: com sinal de polegar indicando aprovação ou não dos programas.

De acordo com a explicação do gerente de produto da Netflix, Tod Yellin, em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira, na Califórnia, esse modelo mais simples representa melhor o comportamento e os gostos pessoais dos assinantes no streaming.

Netflix passará a oferecer um modelo mais simples de classificação de títulos para os assinantes. Fonte da imagem: Reprodução/Netflix

Segundo Yellin, muitos assinantes não avaliam os títulos com base no que realmente assistem na plataforma. Como relata a Variety sobre a declaração de Yellin, os usuários dão, por exemplo, 5 estrelas para documentários mais sérios e apenas 3 estrelas para comédias do tipo besteirol – mesmo que assistam mais a estes filmes do que aos documentários altamente classificados.

Para a Netflix, é mais importante saber o comportamento dos assinantes do que suas classificações. Dessa maneira, a companhia espera também aprimorar seu mecanismo de sugestões personalizadas com base nesse novo modelo de avaliação.

A Netflix não informou neste primeiro momento quando será feita essa substituição, mas os assinantes podem começar a se desapegar ao modelo atual de classificação.

O que você acha: essa é uma boa mudança na plataforma da Netflix? Aprova a decisão da companhia? Comente abaixo.

Assuntos
Netflix

Leia Mais

Deixe seu comentário