Efeitos de vilão de "O Exterminador do Futuro 2" foram feitos manualmente

Imagem de: Efeitos de vilão de "O Exterminador do Futuro 2" foram feitos manualmente

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Stan Winston School of Character Arts)

Quando o filme “O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final” chegou aos cinemas, em 1991, muita gente ficou admirada não apenas com a excelente história do longa-metragem, mas também com os incríveis efeitos especiais que deixaram a saga de John Connor ainda mais imersiva. Porém, você sabia que boa parte dos efeitos que você jurava terem sido feitos por um computador foram gerados por mãos humanas?

A Stan Winston School of Character Arts, responsável por boa parte dos figurinos e demais elementos de produção do filme, revelou o mistério por trás da qualidade de várias cenas — que continuam sendo incrivelmente realistas mesmo depois de 20 anos. Para isso, em vez de depender unicamente do poderio dos computadores, o estúdio utilizou moldes manuais para dar vida a alguns dos momentos mais marcantes do longa.

É o caso do o vilão T-1000, o ciborgue vindo do futuro que era feito de um tipo de metal líquido. Graças a essa característica, ele conseguia moldar seu corpo de diferentes maneiras, seja para passar por espaços apertados ou para reconstruir sua estrutura após levar um tiro de escopeta de Arnold Schwarzenegger.

O segredo por trás do Exterminador

Para permitir que essa maleabilidade do personagem fosse realista o suficiente, o estúdio construiu dezenas de modelos cuidadosamente esculpidos e detalhados para serem usados durante as filmagens. Isso significa que a grande maioria dos supostos efeitos especiais que você viu no cinema eram, na verdade, bonecos muito bem feitos que emulavam o ator Robert Patrick sendo dividido ao meio ou derretendo.

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Stan Winston School of Character Arts)

Isso não significa, porém, que os computadores foram deixados de lado. O tratamento digital ainda foi necessário na pós-produção, principalmente na hora de unificar esses moldes, dando movimento e vida para eles. Assim, embora o T-1000 cortado ao meio fosse real, sua unificação só foi possível graças a uma ajudinha de elementos totalmente digitais.

Essa combinação permitiu ao diretor James Cameron oferecer um realismo visual que os efeitos obtidos na época ainda não tinham alcançado. O resultado você pode ver ainda hoje, duas décadas depois, ao perceber que toda a batalha entre os dois Exterminadores ainda é muito convincente.

Memórias da Skynet

E para provar o quão impressionante foi o trabalho da Stan Winston School of Character Arts, a produtora liberou uma série de fotos do processo manual de criação dos moldes e as artes conceituais usadas para dar vida a um dos vilões mais icônicos do cinema. Para os fãs do filme de James Cameron, trata-se de um ótimo material e uma incrível oportunidade de ver como um esboço em um pedaço de papel se transforma em uma das batalhas mais épicas que já vimos na grande tela.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.