Sistema de dados da IBM quer acabar com o trânsito nas cidades

Imagem de: Sistema de dados da IBM quer acabar com o trânsito nas cidades

(Fonte da imagem: Thinkstock)

Especialmente em grandes cidades, ninguém gosta de ficar parado no trânsito, nem que seja por alguns minutos. A IBM quer que isso acabe – e vai dar uma mãozinha para os controladores de tráfego, responsáveis por manter a ordem e a fluidez das ruas.

Para isso, a empresa está desenvolvendo o Sistema Otimizador de Suporte de Decisões (DSSO, na sigla original), uma tecnologia que lida com dados e cálculos para ajudar a prever impactos de incidentes nas ruas, desde batidas até semáforos fora de sincronia. Quando ambulâncias precisarem de pistas livres para circular rapidamente, por exemplo, os motoristas seriam avisados por sinais de trânsito mais rapidamente para evitar problemas.

A ideia geral é reduzir o tráfego, procurar rotas mais seguras e tranquilas para os motoristas e impedir que acidentes ou a “hora do rush” criem congestionamentos, melhorando até o transporte público do local. Por enquanto, a parceria da IBM é apenas com a cidade de Lyon, na França, que cedeu dados históricos e de trânsito para a empresa iniciar os trabalhos.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.