Firefox: como habilitar o modo de leitura no Android

Imagem de: Firefox: como habilitar o modo de leitura no Android

Ler no celular não é uma das tarefas mais fáceis. Como se não bastasse o brilho constante da tela nos olhos, por vezes existe o problema físico de tamanho, já que o dispositivo pode ser pequeno demais e qualquer elemento, dessa forma, se torna altamente distrativo.

Mesmo não sendo o ideal, muitas pessoas acabam optando por fazer uso do celular ou mesmo de um tablet para as suas leituras diárias, como artigos e notícias na internet. Se você é um dos muitos que fazem isso, aprenda um truque que tem tudo para ser uma solução elegante para tornar a tela do seu aparelho mais amigável para os seus olhos.

O Firefox para Android trouxe na última atualização um modo especial de leitura que retira todos os elementos que podem servir de distração, deixando o texto muito mais fácil de ser lido. Para habilitá-lo, espere a página ser carregada completamente e clique no botão em forma de livro, no cantinho da barra de endereços.

Livre-se das distrações de uma página normal usando o modo de leitura. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

A mudança não é drástica, mas ajuda bastante: a fonte do texto se torna mais amigável aos olhos, as propagandas e elementos do site que não fazem parte do texto somem e você consegue ter uma leitura muito mais fluida e direta, sem interrupções. As imagens e links permanecem, porém a cor dos links é alterada para se tornar mais discreta.

Para quem gosta de ler à noite, o brilho branco da tela pode ser um problema, deixando a vista cansada facilmente. Para corrigir isso, o modo de leitura permite alternar entre a versão clara e a escura da página. Clique uma vez na tela para que o menu inferior apareça, depois clique no botão com o ícone de duas letras e escolha a tonalidade desejada.

Modo noturno e lista de leitura. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

De bônus, esse visual escuro do modo de leitura ainda ajuda a economizar bateria do seu celular! Você pode salvar o artigo para ler mais tarde também, bastando clicar uma vez na tela para habilitar o menu inferior e então clicar no primeiro botão à esquerda, que salva o link em uma lista de leitura.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.