Portal Repolítica ajuda eleitores indecisos a escolherem seus candidatos

Imagem de: Portal Repolítica ajuda eleitores indecisos a escolherem seus candidatos

(Fonte da imagem: Reprodução/Repolítica)

Eleitores indecisos ou ávidos por discutir questões de cada município terão seu lugar ao sol nas eleições deste ano. Essa é a proposta do Repolítica, portal criado em 2010 por ex-alunos do IME, UERJ e UFRJ que auxilia os eleitores a encontrarem candidatos parecidos com seu perfil e, ainda, na lista de inovações, contará com seções em que candidatos e eleitores poderão detalhar projetos, postar sugestões, elogios e até críticas.

"A diferença das campanhas de candidatos com muita ou pouca verba disponível é gritante e gera distorções, favorecendo candidatos com mais recursos financeiros. A ideia é de, justamente, equilibrar e democratizar a informação, e a melhor via é a internet", explica Rodrigo Rego, designer da ferramenta.

O sistema funciona assim: o eleitor responde um questionário, específico para cada cidade, indicando suas preferências e posições políticas. Em seguida, o Repolítica apresenta um ranking dos candidatos mais indicados ao perfil daquele eleitor, baseado em dados que vêm do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Transparência Brasil, dos próprios candidatos e, principalmente, das opiniões dos usuários, que indicam as ideologias, qualidades e prioridades de cada político.

O Repolítica permite ainda entrar nos perfis dos candidatos e pesquisar outras informações, como biografia, propostas e outros dados fornecidos pelos próprios políticos que se cadastrarem pessoalmente. “Todos os candidatos já têm sua página no Repolítica, mas eles podem se cadastrar pessoalmente para administrar seus próprios perfis e fornecer informações mais completas, que vão ajudá-los a ser encontrados por potenciais eleitores”, ressalta o desenvolvedor Miguel Lannes.

Fonte: Assessoria de Imprensa Repolítica

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.