Vídeo mostra possível caça sírio sendo abatido por rebeldes

Imagem de: Vídeo mostra possível caça sírio sendo abatido por rebeldes

O vídeo acima, postado no YouTube nesta semana pelas forças rebeldes sírias, aparentemente mostra um caça do exército do ditador Bashar al-Assad sendo abatido. A TV estatal síria afirma que a aeronave caiu devido a problemas técnicos, enquanto os desarmados rebeldes dizem que conseguiram a difícil proeza de derrubar o avião com uma arma antiaérea.

O governo alega que o piloto conseguiu ejetar do avião antes que esse se chocasse contra o solo, escapando ileso. Porém, os insurgentes — que utilizam as filmagens como prova da façanha —, afirmam que o militar foi capturado, divulgando inclusive imagens do homem que estaria em seu poder.

Existe também uma discussão relacionada ao tipo de caça que aparece no vídeo, com inúmeros meios de comunicação afirmando tratar-se de um MIG-23, fabricado pelos russos. Entretanto, inúmeros internautas alegam que se trata de um MIG-25 ou, inclusive, de um MIG-27, embora especialistas que examinaram as imagens apontem que a camuflagem e as marcas presentes no caça sejam consistentes com as da Força Aérea Síria.

Fontes: BBC, The Washington Post, Reuters e YouTube

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.