Equipamento simula texturas virtuais em objetos reais [vídeo]

Imagem de: Equipamento simula texturas virtuais em objetos reais [vídeo]

Pesquisadores da Disney apresentaram recentemente o REVEL, uma tecnologia capaz de simular texturas virtuais em telas de toque e superfícies reais. O sistema gera uma carga elétrica imperceptível para a pessoa que, quando toca em um objeto, tem a sensação de textura. Como o dispositivo utiliza o corpo do usuário como condutor dessa descarga elétrica, qualquer objeto pode ter diversas texturas virtuais diferentes.

O interessante do REVEL é que, ao contrário de outros dispositivos que simulam texturas em telas de tablets, por exemplo, este trabalha de forma inversa. A tela pode continuar sendo comum, o que muda é a percepção das pessoas ao entrar em contato com os objetos.

A equipe de pesquisadores da Disney disse que está trabalhando para aumentar a quantidade de texturas suportadas, além de aperfeiçoar o desempenho do produto e das sensações. Já é possível sentir objetos como areia, vidro, borracha e até algumas figuras geométricas menores.

Graças à natureza do equipamento, as descargas elétricas podem ser disparadas de qualquer lugar em que a pessoa tenha contato, como uma cadeira, por exemplo. Já imaginaram o que essa tecnologia, aliada à realidade aumentada, poderia proporcionar?

Fonte: Technology Review

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.