Nexus 7: como fazer impressões direto do tablet

Imagem de: Nexus 7: como fazer impressões direto do tablet

Impressão pelo Nexus 7 é fácil. (Fonte da imagem: Pocket Lint)

Um serviço muito incomum em tablets é a impressão de documentos. Mas você sabia que é possível fazer isso de uma maneira bem fácil? Diversos tipos de arquivos podem ser enviados para a impressora diretamente de aparelhos equipados com Android apenas com um simples aplicativo disponível gratuitamente na Google Play.

O Nexus 7 obviamente não fica de fora, e imprimir um documento, foto ou página da internet é mais fácil do que você imagina no tablet da Google.

Ao contrário do iPad, o Nexus 7 não tem o AirPrint, um recurso embutido no sistema operacional que permite imprimir diretamente do tablet. A ferramenta disponível para impressões no Android é o Google Cloud Print, um serviço que ainda exige a versão móvel do Gmail para funcionar.

Mas existe uma maneira de adicionar a Cloud Print como uma ação de compartilhar, permitindo imprimir praticamente qualquer coisa dentro do Nexus 7. Confira abaixo como se faz.

Imprimindo pelo tablet

Antes de começar, você precisa ter uma conta na Google Cloud Print vinculada à sua conta na Google. Você pode criar ela através deste link. Aqui você deverá também adicionar a sua impressora. Depois, abra a Google Play e instale o Cloud Print.

Então, acesse o aplicativo no dispositivo. Ao configurar o programa, certifique-se de usar a mesma conta do Google que você usou para configurar o Google Cloud Print. Isso vai garantir que o programa seja capaz de imprimir na mesma impressora que você adicionou ao serviço.

Na próxima vez que você quiser imprimir um documento, foto ou até mesmo uma página da web, selecione a opção de compartilhamento e escolha o Cloud Print como ação. Se você precisar imprimir um anexo do Gmail, basta selecionar a opção “visualizar” e depois escolher a Cloud Print na lista de opções.

Depois disso, basta apenas confirmar a impressora que na qual você deseja imprimir na Google Cloud Print. Dentro de poucos segundos você irá ouvir seu equipamento fazendo ruídos de impressão... Pronto! O serviço estará completo.

Se você preferir não imprimir em uma impressora real, é possível enviar o arquivo para sua conta da Google através do Drive. Basta selecionar o Google Drive na lista e adicionar como uma impressora.

É claro que imprimir documentos, arquivos, fotos e páginas da internet através desse método também pode ser feito a partir de qualquer dispositivo com Android, desde que a versão do sistema operacional seja superior à 2.0. Boa impressão!

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.