Gmail: como esconder marcadores e círculos da barra lateral

Imagem de: Gmail: como esconder marcadores e círculos da barra lateral

O Gmail trabalha com um conceito interessante de marcadores, com os quais é possível que você crie tags para agrupar as suas mensagens e encontrar o que deseja de maneira mais rápida. Essas tags são mostradas como pastas na lateral esquerda da sua caixa de entrada e incluem os seus círculos, se você possuir uma conta no Google Plus.

Porém, se todos esses marcadores estiverem visíveis na sua barra lateral, o visual do Gmail pode ficar um pouco poluído, e o propósito de ser um atalho é perdido. Veja neste tutorial como você pode mostrar na página inicial apenas o que é mais relevante para você.

Para abrir as configurações do seu email (e não as preferências gerais da sua conta do Google), clique na engrenagem que aparece logo acima das mensagens da sua caixa de entrada, conforme mostra a imagem a seguir:

Abra as configurações do seu Gmail. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Procure por “Labels” ou “Marcadores”, dependendo do idioma que estiver configurado no seu email. Nessa aba, você pode configurar o status de todas as tags, círculos e pastas do seu email, entre visível e invisível. Se você ocultar algo, não quer dizer que aquilo foi apagado — apenas não vai mais aparecer na barra lateral.

O interessante no Gmail é que mesmo os itens-padrão do email, como a lixeira e as mensagens enviadas, podem ser retirados da barra lateral, deixando a sua página completamente personalizada para mostrar apenas o que você mais usa.

Escolha se deseja ocultar ou mostrar um marcador, círculo ou tag na sua caixa de entrada. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Alguns marcadores, como as pastas “Spam” e “Rascunhos”, podem ser configurados para serem mostrados apenas quando existirem mensagens não lidas. Desta forma, você não corre o risco de perder algum email na lixeira eletrônica sem querer.

Gerencie os marcadores personalizados

Além de escolher o status, você também pode gerenciar os marcadores personalizados — aqueles que você mesmo criou e que funcionam como tags. Isto é, se você quiser, pode apagar ou editar cada um deles rapidamente.

Apague ou edite os seus marcadores personalizados. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Lembre-se que o que é apagado, neste caso, é o marcador apenas; portanto, se alguma tag for deletada, os emails que estavam marcados permanecem na sua caixa de entrada ou no arquivo de mensagens antigas, que você pode acessar pelo marcador “Todos os emails”.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.