Praguejar: a melhor forma de fazer passar a dor

Imagem de: Praguejar: a melhor forma de fazer passar a dor

@#:>?**@!# (Fonte da imagem: iStock)

“Raios e trovões”... É isso – ou coisas piores – que todo mundo fala ao bater o dedo na quina do sofá ou pisar descalço em uma peça de LEGO. Não adianta negar, todo mundo pragueja quando sente dor. E isso não acontece por acaso, afinal de contas, existe uma razão científica para que as pessoas soltem palavrões e ofensas para o que estiver por perto no momento de dores mais agudas.

Um estudo da Universidade de Keele (no Reino Unido) chegou a conclusão de que praguejar pode contribuir para que as pessoas sintam até 50% menos dor do que aquelas que não soltam palavras mais duras. Para chegar a isso, os pesquisadores colocaram as mãos de 64 voluntários em águas quase congeladas em dois momentos: pediram para que eles repetissem palavras ofensivas num deles e, depois, fizeram o mesmo com palavras comuns.

Quando diziam palavrões, os voluntários conseguiam ficar com as mãos na água gelada por dois minutos (em média). Isso representa 45 segundos a mais do que acontecia quando estavam apenas dizendo frases comuns – 1 minuto e 15 segundos.

Por que isso acontece?

Segundo Richard Stephens, um dos psicólogos responsáveis pelo estudo da Universidade de Keele, “praguejar faz a sua tolerância à dor aumentar”. Uma das principais razões para isso é a percepção da dor, que acaba ficando menos presente na mente de quem acabou de se machucar. Stephens reforça: “A prioridade é fazer com que a dor vá embora. Se praguejar piorasse, isso não teria lógica”.

O pesquisador também chegou à conclusão de que quanto mais uma pessoa utiliza palavrões no cotidiano, menos efeito “analgésico” eles oferecem. Por essa razão, nas mulheres eles acabam sendo mais eficientes do que em homens – visto que eles costumam falar mais do que elas.

Fonte: Time e LifeHacker

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.