Como desviar um asteroide da Terra? Com uma chuva de mini espaçonaves

Imagem de: Como desviar um asteroide da Terra? Com uma chuva de mini espaçonaves

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia)

O que você faria se tivesse que desviar um asteroide em rota de colisão com a Terra? Não, isso não envolve mandar nenhum ator de Hollywood em uma missão suicida para detonar algumas ogivas nucleares sobre a superfície do pedregulho espacial.

De acordo com o pessoal do site New Scientist, dois engenheiros aeroespaciais da Universidade de Strathclyde, do Reino Unido, apresentaram uma solução muito mais simples. Segundo Alison Gibbings e Massimiliano Vasile, desviar o curso de um asteroide é uma tarefa relativamente fácil, contanto que seja realizada bem antes do objeto se chocar com a Terra.

Os engenheiros afirmam que, para desviar um asteroide de, digamos 250 metros, basta enviar uma chuva de minúsculas navezinhas ao espaço — meia tonelada delas, mais especificamente —, dirigidas ao corpo celeste. Elas seriam capazes de desviar o seu curso facilmente em 350 mil quilômetros, distância mais do que suficiente para que o asteroide não atinja o nosso planeta.

Nuvem de navezinhas

Entretanto, isso deve ser feito pelo menos 8 anos antes do impacto — ou aproximadamente 3 órbitas — para dar certo. Contudo, por se tratarem de mini espaçonaves, elas não seriam capazes de romper o asteroide em pedaços menores, que ainda poderiam oferecer perigo.

As navezinhas poderiam ser enviadas ao espaço a bordo de um único foguete e, depois de liberadas, elas aproveitariam a energia solar para gerar o impulso necessário para viajarem em direção ao asteroide em uma formação semelhante à de uma nuvem. Engenhoso, mas muito menos glamouroso do que os filmes de ação.

Fonte: New Scientist

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.