Google disponibiliza acesso offline aos seus serviços

Imagem de: Google disponibiliza acesso offline aos seus serviços

O Google não pode ser definido como pioneiro, mas com certeza podemos chamá-lo de revolucionário. Desde o seu início, com os serviços de busca, o Google nunca foi inventor de um conceito ou tecnologia. Porém, a empresa sempre investiu nas tendências que acreditava terem potencial e, no final das contas, acabou fazendo com que seus serviços virassem referência para todos os seus concorrentes.

Mais uma vez, quando pensávamos que o Google já não tinha mais o que melhorar, ele nos agracia com outra novidade: agora, vários serviços da empresa possuem uma versão offline, para que você possa acessá-las mesmo não tendo uma conexão com a internet. É fato que a cada dia que passa, mais computadores estão conectados, então é raro encontrar alguém que não tenha acesso à rede. Entretanto, pessoas que estão em trânsito, viajando, etc., não conseguem acessar suas contas sem uma conexão disponível. Não conseguiam!

Surpreenda-se com o tamanho da novidade!

Gmail “desconectado”

Desde o seu lançamento, o Gmail é um dos serviços de webmail mais utilizados do mundo. Com diferentes recursos, suportando programas como Outlook (via servidor POP) e inúmeras outras funções, o Gmail rapidamente conquistou milhões de usuários.

Gmail OfflineVocê poderia interromper a leitura deste artigo e pensar “Opa! Mas se o Gmail sempre ofereceu o suporte ao Outlook, então sempre foi possível acessar meus e-mails sem estar conectado! Ahá! Isso não é novidade!”. Esse pensamento está parcialmente certo, pois o que o Google fez foi disponibilizar o acesso ao Gmail sem estar conectado, NA PRÓPRIA INTERFACE do webmail.

Como funciona

O novo recurso ainda está em fase experimental e, portanto, problemas podem ocorrer. Depois de ativar a funcionalidade do Gmail offline, toda vez que você fizer login no serviço, ele automaticamente baixará o conteúdo da sua conta para o seu disco rígido e manterá todas as suas ações sincronizadas. Quando o sistema perceber que você perdeu a conexão, ou ela ficou excessivamente lenta, o modo offline será ativado. Você poderá continuar lendo os e-mails que já tiverem sido baixados e também poderá escrever novas mensagens, que ficarão na sua caixa de saída, para serem enviadas automaticamente quando sua conexão for restabelecida.

Como funcionaEm resumo: ativando o Gmail offline, você pode fazer tudo que já faz normalmente. Quando sua conexão voltar, o Gmail sincroniza as informações locais com a dos servidores.

Ativando o Gmail offline

Por se tratar de um serviço experimental — parte do projeto Google Labs —, o Gmail offline deve ser ativado depois de alterar o idioma para Inglês. Mas não fique triste, pois depois que ativar o recurso, basta que você mude a língua novamente para o português. Para alterar a língua, faça login em sua conta e clique no link “Configurações” (o link fica na parte superior direita da página, ao lado do seu endereço de e-mail). Na guia “Geral”, altere o primeiro item para a opção “English (US)”. Role a tela para baixo e clique no botão “Salvar alterações”.

Você perceberá que uma aba chamada “Labs” apareceu. Clique nela e perceba que o primeiro item é o que queremos. Mude a caixa de seleção para “Enable”, clique no botão “Save Changes” e aguarde. Você será redirecionado para sua caixa de entrada. Perceba que agora há um tubo de ensaio e o texto “Offline0.1” ao lado do seu endereço de e-mail. Você está quase pronto para acessar seus e-mails sem estar conectado.

Ativando o Gmail offline

Para poder utilizar o Gmail offline, é necessário instalar o suporte a ele no seu PC. Clique no link “Offline0.1” e aguarde. Será exibida uma tela explicativa sobre o serviço. Clique no botão “Install”. Você será redirecionado para a página do Gears, que é justamente o programa necessário para fazer o Gmail funcionar offline. Clique em “Install Gears” e, na próxima tela, clique no botão “Agree and Download”.

Instalando o Gears

Uma tela de download aparecerá. Baixe o arquivo e execute-o. A partir daí, o programa de instalação procederá automaticamente. Depois de baixar e instalar o Gears, o programa de instalação solicitará que você reinicie os navegadores que estiverem abertos, para que as configurações entrem em vigor. Clique no botão “Restart Browsers Now”, para que isso seja feito para você. Quando seu navegador reabrir, será aberta a página de confirmação da instalação.

Estamos quase terminando! Entre novamente na sua conta do Gmail e clique no link “Offline0.1”. Na tela que se abrirá, clique no botão “Next”, depois marque a caixa “Este site é confiável” e clique no botão “Permitir”. Aguarde alguns minutos para que o serviço termine de instalar os plugins necessários. Deste passo para frente, você conseguirá seguir sozinho, pois está tudo em português.

Permitindo o acesso do Gmail ao Gears.

Sempre que o Gmail estiver sincronizando informações, será exibida uma tela de status no canto superior direito da página. Você poderá ver até qual data seus e-mails já estão disponíveis para navegação offline e também será mostrado um link para ir para o modo de conexão lenta (“Go into Flaky Connection Mode”).

*Você pode continuar utilizando seu Gmail normalmente enquanto a sincronização é feita.

*Depois de baixar e instalar o Gears, uma nova aba aparecerá na área de configurações do Gmail, com o texto “Offline”. Você poderá alterar as configurações de sincronização nesta aba.

Configurando a navegação offline.

*É importante que você não altere o idioma do seu Gmail enquanto a sincronização estiver ativa, pois em nossos testes fizemos isso duas vezes e em ambas o Mozilla Firefox parou de funcionar e foi fechado, mostrando a janela de envio de relatório de erros.

Agenda e Documentos

Google DocsAssim como o Gmail offline, você também pode acessar seus documentos do Google Docs e seus compromissos do Google Agenda, sem estar conectado à internet. O funcionamento é exatamente igual ao do Gmail offline. Porém, como você já tem instalado o Gears em seu computador, não será necessário nenhum download ou instalação para utilizar os demais serviços.

Para ativar o modo offline no Google Docs, basta que você clique no link “offline”, que fica ao lado do seu endereço de e-mail, no canto superior direito da página. As instruções são em português e muito bem explicadas, então basta segui-las para não ter problemas na utilização dos novos recursos dos serviços do Google.

Ativando o recurso no Google Docs.

Google AgendaO Google Agenda também disponibilizou o acesso offline para a visualização dos seus compromissos (sem a possibilidade de edição). Porém, somente será possível utilizar a função offline na agenda se você tiver o Google Apps instalado. Para ativar, abra o Google Agenda e clique no link “Offline Beta”, que está ao lado do seu nome de login.

Esperamos que você tenha gostado da novidade e que tenhamos ajudado você a entender melhor o funcionamento dela. Fique à vontade para utilizar os comentários para compartilhar conosco as suas primeiras impressões sobre as ferramentas offline do Google.

O Baixaki já produziu inúmeros artigos a respeito de serviços oferecidos pelo Google. Role a tela até a área de “Artigos Relacionados” para vê-los. Se algum interessar, clique no link para que uma nova aba ou janela do seu navegador seja aberta com o artigo selecionado.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.